Estudante de Letras da UFLA lançou livro na Casa da Cultura de Lavras

lancamento-livro-grabriela-barbosaUma tarde de autógrafos marcou o lançamento do romance “Eternamente ao seu lado”, escrito pela lavrense Gabriela Barbosa. O evento ocorreu no dia 16 de janeiro, na Casa da Cultura de Lavras.

Gabriela tem 27 anos, está no 6º período do curso de Letras da UFLA e é formada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Lavras (Unilavras). A paixão pela leitura, desde a infância, culminou com este livro, escrito em apenas seis meses – de janeiro a julho de 2014.

A obra possui 174 páginas e foi lançada pela editora Multifoco. “Eternamente ao seu lado”, que marca a estreia da autora, é um romance que tem um pouco de suspense, mas Gabriela não pretende que seja seu único livro: “Já iniciei outros dois romances e espero compartilhá-los em breve”, adiantou.

Sinopse do livro

“Jenny era uma garota normal, apaixonada por livros, curtindo os seus 17 anos, até que um assassinato muda toda sua vida. Cidade, escola, tudo novo, até que ela conhece John, um garoto que aparentemente sofrera tantas mudanças quanto ela.

O sentimento de ambos em breve se torna forte e imbatível. Tudo parecia perfeito até que uma dúvida assola o mundo de Jenny: estava John sendo totalmente sincero? Ele parecia esconder muitas coisas. Mas ela não desiste e acaba descobrindo que esse amor terá que enfrentar várias barreiras e perigos. Será John o príncipe que ela imaginara ou o vilão da história? Será o amor forte o bastante para enfrentar o destino?”

O livro pode ser adquirido no site da editora.

Pesquisa sobre perfil socioeconômico dos graduandos pode ser respondida até 31/1

pesquisa-fonapraceOs graduandos que ainda não responderam à 4ª Pesquisa Nacional do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das IFES ainda podem fazê-lo: a pesquisa foi prorrogada e o seu questionário pode ser respondido até 31 de janeiro. O endereço para acessar o formulário é: http://www.perfil.ufu.br/.

A pesquisa é feita com alunos de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Os dados coletados revelarão um panorama sobre o corpo discente das universidades, e irão embasar as políticas públicas para a área estudantil.

As informações geradas subsidiarão o planejamento de ações e o direcionamento de recursos, bem como a análise da distribuição de cotas, pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU); e o aprimoramento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Além disso, subsidiarão o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Comunitária e Estudantis (Fonaprace) na elaboração e defesa da proposta de criação da Política Nacional de Assistência Estudantil, como política de Estado, substituindo o atual Programa Nacional de Assistência Estudantil, de governo.

Os dados do novo Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais farão parte do Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil.  A pesquisa é realizada pelo Fonaprace e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFLA (Praec).

Preencha o formulário

Para responder à pesquisa, é necessário informar a instituição onde estuda e o CPF. Acesse o formulário neste endereço: http://www.perfil.ufu.br/.

A prática de atividades físicas movimenta o câmpus – confira orientações úteis à população

No final da tarde, população lavrense e acadêmica aproveitam o câmpus para a prática de esportes

Caminhando, correndo ou pedalando, a população de Lavras e região dá movimento às avenidas do câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Neste período de verão, a Avenida Norte tem sido espaço escolhido por públicos de todas as idades para a prática de atividades físicas.

Ao valorizar a importância da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida das pessoas, a UFLA comemora o fato de a comunidade escolher a área do câmpus para o esporte e o lazer. O momento é adequado para relembrar informações de interesse do frequentador do câmpus.

Acesso à Universidade

A Portaria Principal funciona 24 horas, todos os dias, mas o acesso ao câmpus é restrito entre meia-noite e 5h30.

A Portaria 2  que liga a instituição à Rodovia Lavras-Ijaci, e a Portaria 3, da região do SindUFLA, estão abertas de segunda a sexta-feira, das 6h às 24h; e no sábado, das 6h às 13h. Aos domingos, recessos e feriados, esses acessos permanecem fechados.

Locais reservados à prática de exercícios

Desde o primeiro semestre de 2014 a Avenida Norte, localizada atrás do Restaurante Universitário (RU), fica interditada ao trânsito de veículos no período noturno dos dias de semana e durante os fins de semana. A medida objetiva deixar o local à disposição para a prática de exercícios. Aos motoristas também é solicitado que não deixem veículos estacionados nessa Avenida.

São utilizadas faixas de contenção sinalizando a interdição das pistas. O acesso da pista transversal do Departamento de Biologia (DBI)  que leva à entrada do câmpus pela Portaria 2 é autorizado. Por isso, é necessária a atenção de pedestres e motoristas ao circular pelo trecho.

Horários de interdição para a práticas de exercícios – Avenida Norte

• Sábados – das 13h às 21h
  • Domingos – das 6h às 21h
  • Segunda a sexta-feira – 18h às 21h

Recomendações de segurança

Se observar alguma irregularidade no câmpus, o frequentador deve avisar à Vigilância. O telefone para contato é (35) 3829-1154.