Reitor e comitiva da UFLA participam da posse do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel

scolforo-posse-2Não chego sozinho a este que é o mais honroso posto que um mineiro pode aspirar, o de representante da nossa querida Minas Gerais. Fiz questão de chegar ao Palácio, cruzando a Praça da Liberdade, ao lado de mineiros e mineiras de todas as regiões, de diferentes credos, etnias e classes sociais. Mineiros que desejam que essa terra seja mais generosa, mais aberta e carinhosa com nosso povo”. Essas palavras fizeram parte do discurso de posse do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, realizada nessa quinta-feira, 1º de janeiro de 2015.

A cerimônia foi realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença do novo secretariado e autoridades. Entre elas, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, que permaneceu em lugar de destaque, na varanda do Palácio, onde ocorreu a solenidade de transmissão de cargo.

Como presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Foripes – MG, Scolforo estava representando as Instituições de Ensino Superior do Estado, tendo em vista que o novo governador quer utilizar o potencial máximo dessas instituições para gerar mais possibilidades de riquezas, emprego e inclusão social. Representando a UFLA, o reitor destacou que a Universidade deverá ser inserida como umas das instituições protagonistas para apresentar soluções importantes no que concerne à agricultura, pecuária, recursos florestais, sustentabilidade ambiental, tecnologia da informação e educação.

Assinatura do primeiro ato como governador - nomeação do novo secretariado
Assinatura do primeiro ato como governador – nomeação do novo secretariado – foto (Renato Cobucci/Imprensa MG)

Além do reitor, a UFLA foi representada na cerimônia pela chefe de gabinete, profª. Ana Carla Marques Pinheiro, pró-reitor de Pesquisa, prof. José Maria de Lima; pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Alcides Moino Júnior; Superintendente de Gestão, prof. André Vital Saúde; coordenadora do curso de Medicina, profª Josiana Muniz de Paiva Barçante e do presidente das Fundações de Apoio (Faepe/Fundecc), prof. Rilke Tadeu Fonseca de Freitas.  A comitiva da UFLA foi convidada para fazer a travessia da Praça da Liberdade, ao lado do governado, no trajeto para o Palácio da Liberdade.

Governança compartilhada

Ao assumir o cargo, o governador Fernando Pimentel destacou o compromisso de criar novos canais e ampliar os já existentes, de forma a possibilitar um diálogo direto do governo com a população, garantindo mecanismos que permitam aos mineiros interferir de forma efetiva nas decisões. Em suas palavras, a proposição de “um novo conceito de governar”, no qual as decisões não sejam tomadas por tecnocratas em seus gabinetes.

“Esta terra não tem dono, não tem rei, não tem imperador”, discursou. “Os verdadeiros donos do poder são os cidadãos e cidadãs mineiros”, disse Pimentel. O novo governador estabeleceu como lema: “Menos poder pra poucos, mais poder para todos”. E completou: “As pessoas não devem estar nas mãos de poucos nos governos. Os governos é que têm de estar na mão das pessoas”.

Comitiva da UFLA na posse do novo governador - Na foto, a presença do deputado federal Reginaldo Lopes, e do presidente da Fapemig, prof. Evaldo Vilela.
Comitiva da UFLA na posse do novo governador – Na foto, a presença do deputado federal Reginaldo Lopes, do presidente da Fapemig, prof. Evaldo Vilela e do reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Paulo Márcio de Faria e Silva. (Foto: Leonardo Assad)

Depois de ser empossado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Fernando Pimentel chegou à Praça da Liberdade por volta das 11h30. Ladeado pelas tropas militares, seguiu rumo à entrada principal do Palácio da Liberdade. Às 11h45, Pimentel e o ex-governador Alberto Pinto Coelho dirigiram-se à sacada do Palácio da Liberdade, quando foi entregue o Grande Colar da Inconfidência, simbolizando com esse gesto a transmissão do cargo.

Compromisso com as instituições de ensino

No final de novembro de 2014, o reitor da UFLA, professor Scolforo, presidiu a 3ª reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Foripes –MG, que contou com a participação do governador eleito Fernando Pimentel.  A reunião, com a presença de dirigentes de 13 instituições públicas de ensino do Estado, teve o objetivo de debater ações conjuntas para promover a ciência, a tecnologia e a inovação em Minas Gerais.

Novo governador discursa na sacada do palácio, ao lado, o reitor da UFLA, professor Scolforo (Foto – Leeonardo Assad

Na oportunidade, Fernando Pimentel, que é professor licenciado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, destacou o cenário da pesquisa no Estado e manifestou o desejo de estabelecer um governo mais próximo das universidades e da sociedade mineira, com foco nas especificidades de cada região.

“Estamos no início de um novo modelo de relacionamento. Em nossa gestão, o governo do Estado vai estar muito próximo deste Fórum, que representa as instituições federais e estaduais de ensino superior em Minas. Queremos um governo menos centrado na capital. Nesse contexto, é importante integrar e ouvir também as universidades de todas as regiões do Estado aqui representadas”, afirmou.

Assista ao vídeo com o discurso de posse do governador