Professores do DEF participaram de evento que discutiu políticas nacionais de esporte educacional

evento-def
Da esq. p/ a dir.: Prof. Alessandro Teodoro Bruzi (DEF), Prof. Gustavo Vilela (E.E. Tiradentes e membro da EC13), Profª. Andrea Ewerton (SNEELIS), Ricardo Capelli (SNEELIS), Prof. Marcelo de Castro Teixeira (DEF) e Prof. Marco Antônio Gomes Barbosa (DEF).

Os professores do Departamento de Educação Física (DEF) Alessandro Teodoro Bruzi, Marcelo de Castro Teixeira e Marco Antônio Gomes Barbosa participaram, em Brasília, de um encontro que teve o objetivo de debater as políticas nacionais do esporte educacional. O evento ocorreu entre os dias 7/12 e 10/12 e foi promovido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNEELIS), ligada ao Ministério do Esporte.

Equipes colaboradoras do programa “Segundo Tempo na Escola” estavam presentes, ao lado de um grupo de mais de cem acadêmicos da área de Educação Física e Esporte, pertencentes às diferentes regiões do país. A pauta principal do encontro foi a avaliação das ações dos programas Segundo Tempo e Esporte da Escola, que têm por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, constituindo fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente para os que estão em áreas de maior vulnerabilidade social.

De acordo com os professores da UFLA que estiveram no evento, além das avaliações, os participantes se envolveram no planejamento de ações para 2015, ano em a principal meta será transformar essa política de governo em uma política de Estado. Para tanto, o investimento será na inovação dos mecanismos de avaliação dos efeitos sociais dos programas, assim como na potencialização de parcerias, como a existente com o Ministério da Educação (MEC).

O atendimento atual desses programas, em função da parceria com o MEC, é de aproximadamente 4 milhões de crianças e adolescentes. Para 2015, o número pode chegar a 8 milhões de beneficiados. Esses dados foram apresentados no Encontro pela diretora geral de Implementação da SNEELIS, professora Andrea Ewerton, e pelo Secretário Nacional, Ricardo Capelli.

Os professores do DEF destacam que a participação nesses eventos, com a presença de acadêmicos de todas as regiões brasileiras, propicia a vivência de uma situação profissional singular. “É uma oportunidade em que podemos contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento e a consolidação de políticas públicas voltadas ao fomento do esporte, em uma perspectiva de formação do ser humano”, afirma o professor Marcelo.