Pós-Graduação: os programas de Física e Ecologia Aplicada estão com inscrições abertas

pos-graduacao (1)Dois programas de pós-graduação vinculados à Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão com inscrições abertas, para processos seletivos em andamento. Para o Mestrado em Física, os interessados podem se candidatar até 23/1/2015. Já o prazo para quem vai se inscrever no Mestrado ou no Doutorado em Ecologia Aplicada termina em 26/12. Em ambos os Programas, a formação turmas é para o primeiro semestre de 2015.

Física

O Programa de Pós-Graduação em Física – oferecido pela associação ampla entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Alfenas(Unifal) – oferece seis vagas para a UFLA. A novidade é que além das linhas de pesquisa de Mecânica Estatística, Física Computacional e Física de Partículas e Campos, agora o Programa trabalha com a linha “Produção e Caracterização de Novos Materiais”, e suas potenciais aplicações tecnológicas.

O processo seletivo será unificado. No ato do preenchimento da ficha de inscrição, que ocorrerá por meio da Unifal, o candidato deve indicar somente uma das três instituições para concorrer às vagas, conforme orientações do Edital. O prazo para que o candidato se inscreva termina às 23h59 do dia 23/1/2015. Todas as informações, incluindo o edital, estão disponíveis neste endereço. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Documentação necessária  – Antes de iniciar a prova escrita, o candidato deverá apresentar à comissão examinadora o comprovante da inscrição feita pela Internet, seu documento de identificação com foto, além do diploma de nível superior ou atestado de provável formando. Já as cópias do Histórico Escolar da graduação e do currículo Lattes (com comprovações) deverão ser entregues até o dia e o horário da prova ou enviadas por e-mail às secretarias do Programa (no caso da UFLA, o endereço é spgee@posgrad.ufla.br).

A seleção – A primeira etapa será constituída de uma prova escrita de Conhecimentos em Física, a ser aplicada em 11/2/2015. Serão dez questões discursivas, baseadas em bibliografia sugerida no Edital, entre as quais o estudante deverá escolher seis para responder. O peso da prova no processo seletivo é de 70%.

A avaliação do currículo Lattes (ou vitae, para estrangeiros) é a segunda fase da seleção, válida para aqueles que forem aprovados na prova escrita. Os critérios de avaliação podem ser consultados no Edital.

Na UFLA, a Pós-Graduação em Física está sobre a responsabilidade do Departamento de Física (DFI). A instituição publicará a lista de classificados do processo seletivo no endereço http://www.prpg.ufla.br/ppg/fisica, o que está previsto para ocorrer até 20/2/2015. Em seguida, há prazo para recursos e divulgação do resultado final.

Consulte todos os detalhes no Edital.

Ecologia Aplicada

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) publicou no dia 9/12 edital complementar para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (PPGECO/UFLA). São dez vagas para mestrado e oito para doutorado. As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 26/12 por este endereço.

Além de preencher o formulário de inscrição online, o candidato deve ficar atento aos demais documentos que precisam ser digitalizados e enviados, como o diploma de graduação, o histórico escolar, o currículo Lattes/CNPq, a foto 3×4 e o comprovante de recolhimento da taxa de inscrição. No caso de candidatos ao doutorado, há também a necessidade do envio do diploma de mestrado e de apresentação de uma proposta de pesquisa. A taxa de inscrição tem valor de R$ 80,00. Os pedidos de isenção podem ser feitos até 11/12.

Após encaminhar a documentação pela Internet, a cópia impressa dos originais deve ser entregue na secretaria do PPGECO (Departamento de Biologia, prédio da Ecologia Vegetal). Nesse momento, é necessário incluir os documentos comprobatórios do currículo.

Requisitos para inscrição – O PPGECO atua nas áreas de Ecologia de ambientes aquáticos, Ecologia de insetos, Ecologia de mamíferos e Ecologia de populações e comunidades vegetais.  Para concorrer ao mestrado, o interessado deve ser graduado em Ciências Biológicas ou áreas afins. Para o doutorado, além da exigência citada para graduação, solicita-se título de mestrado em Ecologia ou áreas afins.

O processo seletivo – Quem vai se candidatar ao mestrado terá a seguintes etapas do processo seletivo: prova escrita de conhecimentos em Ecologia, prova de Inglês e avaliação do currículo Lattes. Essas provas serão realizadas em 10/2/2015, às 8h, nos municípios de Lavras, Belo Horizonte e Viçosa.

Já os interessados em cursar o doutorado pelo Programa passarão por prova de Inglês no dia 11/2/2015, avaliação do projeto de pesquisa, defesa do projeto no dia 12/2/2015 e avaliação docurriculum. A seleção terá provas em Lavras e na Universidade de Lancaster, no Reino Unido.

No dia 19/2/2015 será divulgado o resultado preliminar.

Consulte o Edital.