Evaldo Vilela é o novo presidente da Fapemig – Representantes da UFLA prestigiam cerimônia de posse

Professor Evaldo Vilela, novo presidente da Fapemig

Na segunda-feira (15/12), o professor Evaldo Ferreira Vilela foi nomeado presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), durante solenidade em sua nova sede, em Belo Horizonte. Na cerimônia, o governador Alberto Pinto Coelho destacou os avanços da Fapemig nos últimos doze anos e a importância do trabalho para qualificar o cidadão mineiro, como forma de atrair novos investimentos para o Estado.

A posse do novo presidente foi prestigiada por uma comitiva da Universidade Federal de Lavras, composta pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação stricto sensu, professor Tadayuki Yanagi Junior, a chefe de gabinete, professora Ana Carla Marques Pinheiro e a coordenadora do curso de Medicina, professora Joziana Muniz Paiva Barçante.

O novo presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, foi indicado pelo Conselho Curador da fundação em uma lista tríplice e escolhido pelo governador para um mandato de três anos. O professor ocupava a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.

Durante a solenidade, também foram assinadas as transferências de dois programas do Governo de Minas – DataViva e Sistema Mineiro de Inovação (Simi) – para a Fapemig. O DataViva, uma plataforma online de visualização de dados abertos, era desenvolvido pelo Escritório de Prioridades Estratégicas. O Simi tem por finalidade promover a convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia para desenvolver a inovação em Minas Gerais.

Novo presidente

O professor Evaldo Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Realizou pós-doutoramentos nos Estados Unidos e Japão. Foi membro de diversos conselhos e comitês da Fapemig, CNPq, Capes, Finep, CTNBio, Pronex, dentre outras instituições e programas. Foi secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014), gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais e, atualmente, ocupava o cargo de diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig. Evaldo substitui Mário Neto Borges, que foi presidente por dois mandatos consecutivos.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado Vicente Gamarano (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Danilo de Castro (Governo), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Rogério Nery (Desenvolvimento Econômico), Eduardo Bernis (Trabalho e Emprego), o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, além de gestores e professores de universidades públicas e privadas de todo o Estado.