Membros do NucLi/UFLA participaram em Brasília do I Encontro Nacional de Coordenadores do ISF

nucli2
Representantes da UFLA no evento.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve representada no V Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) e no I Encontro Nacional de Professores de Inglês, realizados em Brasília no período de 9/12 a 12/12. A coordenadora geral do IsF na UFLA, professora Norma Joseph, e a coordenadora pedagógica, professora Maria Eugenia Batista (DCH), participaram das discussões do evento, que teve como pauta a expansão do ensino de línguas estrangeiras nas universidades. Quatro estudantes do curso de Letras, que atuam como professores no Núcleo de Línguas da Universidade (NucLi), também participaram.

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o encontro reuniu profissionais envolvidos com o Programa em todas as universidades federais credenciadas. O ministro da Educação, Henrique Paim, esteve na abertura das atividades e ressaltou o momento educacional vivido pelo Brasil, com o avanço do conhecimento dos estudantes na área de idiomas, “Conseguimos com muita luta e esforço fazer com que os estudantes brasileiros tenham oportunidade, por meio deste programa, de estudar nas melhores universidades do mundo e, assim, aumentar a produção científica do país”, disse. A professora Norma reforça essa ideia, lembrando a importância da internacionalização. “É o momento de compartilharmos conhecimentos com outras instituições, com colegas também de outros países, e os idiomas são fundamentais nesse processo”.

Nucli1
Apresentação oral de experiência do NucLi/UFLA.

Para a professora Norma, as experiências vividas durante o evento foram impactantes e gratificantes. “Voltei bastante otimista, com a percepção de que o trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos valeu a pena. O encontro representou a consolidação do Programa IsF”. A orientação geral, de acordo com a professora, é para que os NucLi’s continuem ativos. Atualmente, são 63 instituições federais de ensino superior atuando com núcleos de língua, o que fomenta as ações internacionalização e colabora na formação dos estudantes dos cursos de Letras.

O Encontro recebeu 48 pôsteres, com trabalhos desenvolvidos em instituições de todo o país. Os 20 melhores foram selecionados para apresentações orais. Entre esses últimos estava o trabalho dos professores do NucLi/UFLA Allysson Casais e Gilberto Pereira. O tema motivador da produção foi “Desenvolvendo material didático de inglês para fins acadêmicos e vivência internacional: oportunidades e desafios no NucLi-IsF/UFLA”. Outros dois professores – Sheilla Maria Resende e Moisés Lima – participaram e apresentaram seu trabalho conjunto em pôster.

O Idioma sem Fronteiras

Em novembro deste ano, o MEC ampliou as ações que vinham sendo desenvolvidas com a Língua Inglesa e expandiu o programa, transformando-o em “Idiomas sem Fronteiras”, de maneira a incluir a formação e a capacitação de estudantes e servidores de instituições federais de educação superior em outras sete línguas. O primeiro edital dessa nova proposta contemplou o Francês. Foram 30 mil inscritos e 1.500 selecionados para início dos estudos em 2015. (Relembre essas informações: clique aqui).