Teve início na UFLA primeira edição do Startup Trail Mestres e Doutores – veja fotos

GEDSC DIGITAL CAMERAO Startup Trail Mestres e Doutores começou nesta sexta-feira (12/12) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Até domingo (14/12) os 68 inscritos terão pela frente uma programação de mais de 50 horas, nas quais trabalharão com conceitos e práticas de fomento à cultura empreendora, por meio de atividades que incentivam o desenvolvimento de ideias, tecnologias e negócios.

Promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com o Laboratório de Negócios Inovadores (Tropos Lab) e com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), o evento está em sua primeira edição e reúne participantes de diferentes regiões de Minas Gerais. A maior participação é da comunidade acadêmica da UFLA, mas há a presença de públicos de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

As áreas de formação da turma também são diversificadas, o que é comemorado pela integrante do Tropos Lab, Nathália Tavares. “O envolvimento de estudantes e profissionais de diferentes ramos do conhecimento foi o que mais nos chamou atenção na organização desta primeira edição do Startup Trail”. Estão no grupo representantes das áreas de Ciências Biológicas, Farmácia, Química, Medicina Veterinária, Entomologia, Computação, Administração. A expectativa dos organizadores é de que a interface entre esses saberes resultem em um evento produtivo para todos.

O contato inicial dos participantes foi feito no jardim da Casa das Pedras. Cada um deles identificou-se e falou de seus sonhos e projetos. Os depoimentos revelaram um grupo cheio de vontade de contribuir com a sociedade e trabalhar em projetos orientados para a sustentabilidade.  Em seguida, assistiram ao “Depoimento Empreendedor”, feito pelo empresário Antônio Alberto de Carvalho Júnior, sócio-diretor da empresa Jeito Caseiro. Ele enfocou a importância dos sonhos para a busca de um empreendimento de sucesso.

Participaram dos momentos de abertura a gerente administrativa da Inbatec Raphaela Silva Ribeiro e representantes do Sebrae Minas: Cláudio Rosa, da Unidade Educacional de GEDSC DIGITAL CAMERAEmpreendimento; Liliane Alves de Carvalho, da Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade; e Gláucia Vale, gestora do escritório do Sebrae em Lavras. A programação iniciada na sexta vai até as 2 horas da madrugada. No sábado (13/12), as atividades começam às 9h e terminam às 21h. Para o domingo (21/12), às 17h50, está prevista a divulgação da equipe vencedora, aquela considerada a de melhor desempenho frente aos desafios propostos durante o evento.

Os representantes do Sebrae Minas explicam que esta edição do Startup Trail é um piloto, trabalho promovido por eles pela primeira vez em ambiente acadêmico. Após a conclusão e a avaliação de seus resultados, a pretensão é realizar outras edições e fortalecer o envolvimento do público acadêmico em Minas. “Neste ano, o trabalho foi de difusão da cultura das startups, identificação de parceiros e aprendizado”, diz Liliane. Gláucia completa, lembrando que a escolha de Lavras para o início do projeto tem boas justificativas. “A cidade já tem espírito de inovação”, diz ela, lembrando a força da educação no município.

O evento ocorre no Núcleo de Educação Continuada, Câmpus Histórico da UFLA. Detalhes sobre as atividades poderão ser acompanhados ao longo de sua realização por estes dois endereços: página do evento e página do Tropos Lab.

As atividades

A programação preparada para o evento fará com que as equipes transformem suas pesquisas em soluções para os problemas da sociedade, além de levá-las a entender melhor como podem empreender a partir das pesquisas. Os participantes serão direcionados a apresentar suas ideias, aprender os processos e sair a campo em busca de respostas para transformar ideias em clientes.