Pibid/UFLA seleciona bolsistas em cursos de licenciatura – inscrições até 16/12

pibidEstudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física, Ciências Biológicas, Filosofia e Letras-Inglês podem se inscrever para atuar como bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nessa quarta-feira (10/12), a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) publicou o Edital 072/2014/PRG/UFLA, com sete vagas disponíveis para bolsas Capes-DEB.

Os interessados podem se inscrever de 11/12 a 16/12, entregando na PRG o formulário de inscrição preenchido, o Histórico Escolar emitido pelo SIG (estudantes de primeiro período devem apresentar Histórico do Ensino Médio), a cópia do CPF e da Carteira de Identidade, assim como comprovante de conta bancária.

Os estudantes selecionados exercerão suas atividades sem vínculo empregatício com a Instituição, em regime de 12 horas semanais. Os trabalhos serão orientados pela equipe de professores da UFLA e das escolas públicas participantes do Pibid/UFLA, de acordo com as especificidades de cada curso de licenciatura.

Requisitos para participar da seleção

É necessário que o candidato esteja regularmente matriculado em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo eles: Ciências Biológicas, Letras Português/Inglês e suas Literaturas, Educação Física e Filosofia.  A exigência é que não estejam cursando o último semestre do curso.

Processo seletivo

O material entregue no ato da inscrição será analisado por uma banca formada por professores vinculados ao Pibid. Os candidatos considerados aptos, nessa primeira etapa, participarão de uma entrevista com a banca, conforme horários e locais a serem divulgados pela PRG no dia 17/12. As entrevistas serão agendadas para o dia 18/12. As atividades dos selecionados começarão em 2/2/2015.

Vagas

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Ciências Biológicas (2), Educação Física (1), Filosofia (2) e Letras-Inglês (2).

Para outras informações, ligue (35) 3829-5239.

Consulte o Edital.

IPP/IPR: Sul de Minas teve aumento da renda média rural em novembro

índices agrícolasEm novembro, a renda média rural no sul de Minas Gerais apresentou elevação de 17,12%. O Índice de Preços Pagos (IPP) subiu 2,12% no período. Os valores foram  detectados pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) em seu trabalho mensal de coleta e divulgação do IPP e do Índice de Preços Recebidos (IPR), referentes à venda dos produtos agrícolas no Sul de Minas Gerais.

O coordenador da pesquisa, professor Renato Fontes, ressalta que todos os grupos de commodities pesquisados tiveram elevação de preços, o que pode ser explicado pelo início do período da entressafra na região, com menor oferta de produtos ao mercado consumidor, além da precificação dos riscos incontroláveis inerentes ao setor produtivo agrícola, possíveis de ocorrer no desenvolvimento das atividades. Os destaques são para o grupo das carnes, com alta de 15,61%; de grãos, com alta de 8,86%; e de verduras e frutas, com elevação superior a 5%.

No grupo das carnes, a de frango teve aumento de 14,88%, a de suínos subiu 18,84% e o peixe teve valor 28,91% maior. Os números são reflexos da migração do consumo da carne bovina para outros tipos de carne, obedecendo a um dos princípios básicos da economia: produtos substitutos disputam a preferência do consumidor. O professor Renato explica que, se o consumidor percebe a elevação de determinado produto, passa a fazer outras opções. Os produtos alternativos, tendo uma oferta estática no período, acabam sofrendo aumento de preços à medida que ocorre o crescimento dessa demanda.

Os resultados dos insumos demonstraram elevação de preços, principalmente entre os adubos. No calendário agrícola, o período atual é de necessidade de compra de adubos para a fertilização do processo produtivo. Esses insumos poderão apresentar elevação ainda maior, decorrente da relação entre o preço do Dólar e do Real, já que são cotados em moeda internacional.

TVU estreou quadro Sabores & Saberes – segunda produção vai ao ar nesta sexta (12/12)

tvuSabores & Saberes é o novo quadro da TV Universitária (TVU). Ao mesmo tempo em que leva ao telespectador receitas e dicas da culinária, repassa informação e conhecimento sobre os alimentos e suas propriedades. A estreia foi no dia 5/12 e as veiculações serão semanais, sempre às sextas-feiras, durante jornal Universitária Notícias. A iniciativa tem o apoio do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA).

O quadro é estruturado com a participação de um professor do DCA, que trata de temas informativos (como as propriedades nutricionais dos alimentos), e com os ensinamentos de chefs de cozinha de Lavras, convidados a preparar suas receitas diante das câmeras. Segundo a diretora da TVU, Suzem Kellen Assis, a primeira exibição foi bem aceita pelo público. “Recebemos muitos elogios, o que demonstra que a ideia foi aprovada”, diz.

Na estreia, o conteúdo ultrapassou os dez minutos, incluindo as receitas de tortilha de batata doce e de banana flambada. Os convidados foram o professor do DCA Wilson César de Abreu e a chef do Jajá Bistrô, Jamile Botrel. Nesta sexta-feira (12/12), o quadro trará a receita de uma salada oriental e informações sobre o macarrão sem glúten. A contribuição será da chef de cozinha do restaurante Adega Gourmet, Ana Carolina Abe Saber Miguel, e da professora do DCA Lívia Garcia Ferreira.

Sabores & Saberes é produzido com o apoio da Vimilk e da Todeschini.

Assista ao quadro do dia 5/12.