Biblioteca Universitária lança sistema de geração automática de ficha catalográfica

29.11-biblioteca1-249x159Com o objetivo de dinamizar os trâmites pós-defesa, a partir do dia 15 de dezembro de 2014, as fichas catalográficas para dissertações e teses passarão a ser elaboradas por meio do Sistema de Geração Automática de Ficha, com dados de identificação da obra fornecidos pelo próprio autor. Com mais essa inovação, as fichas também poderão ser elaboradas para monografias, Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) e relatórios de estágios.

O sistema torna o autor independente na elaboração da ficha catalográfica de seu trabalho. Para obter a ficha catalográfica, basta acessar o link e seguir as instruções. Ela será gerada em formato documento (.doc) e deverá ser impressa no verso da folha de rosto.

A ficha catalográfica contém as informações bibliográficas necessárias para a identificação do documento na fonte e é confeccionada conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Traz informações fundamentais para a recuperação do documento, tais como autor, título, local, páginas, assunto, etc. Suas medidas são 7,5 cm de altura, por 12,5 cm de largura, dimensões padronizadas internacionalmente.

A ficha catalográfica é um serviço de catalogação na fonte exigido pela UFLA para dissertações e teses de seus cursos de pós-graduação, não sendo obrigatória para monografias e TCCs. A ficha para demais trabalhos editados na UFLA (livros, textos acadêmicos, anais de eventos) deverá ser solicitada pelo e-mail ficha@biblioteca.ufla.br, contato: (35) 3829-1750.