Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação ultrapassou 700 atendimentos em 2014

centro de reabilitacaoDurante este ano, o Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação, do Departamento de Educação Física da UFLA (DEF) já atendeu mais de 700 pessoas. Entre os atendidos, estão acadêmicos, técnicos administrativos, professores e atletas de Lavras e região. No Centro, eles recebem tratamento fisioterápico, em múltiplas especialidades. “O número de atendimentos representa uma procura intensa”, ressalta o responsável pelo setor, professor e fisioterapeuta Marco Antônio Gomes Barbosa.

Pessoas com patologias ortopédicas são atendidas no Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação. O serviço funciona na sala anexa ao Ginásio Poliesportivo e realiza, em média, 60 atendimentos por mês. No Centro, são oferecidos serviços especializados em fisioterapia e treinamento funcional em atendimentos com fisioterapeutas e educadores físicos (acadêmicos reabilitadores).  A estrutura conta com uma sala de consulta para atuação da equipe multidisciplinar, uma sala destinada às atividades terapêuticas (com instalação dos aparelhos de fisioterapia destinados aos exercícios de reabilitação) e uma sala de musculação.

O Programa de Reabilitação conta com dois fisioterapeutas, Marco Antônio e Caio Quintiliano, e quatro acadêmicos reabilitadores: Fabiano Marcondes, Gislaine Fátima, Ricardo Deslandes e Vinícius Resende. “Os acadêmicos reabilitadores (bolsistas do programa) atuam sob a orientação e responsabilidade dos fisioterapeutas”, ressalta o professor Marco Antônio. Os estudantes realizam atividades referentes ao treinamento funcional (programa de condicionamento) e durante a fase final do tratamento fisioterápico, conhecida como AVDs (atividades da vida diária), na qual são realizados exercícios de flexibilidade e força, entre outros.

Como se cadastrar?

Adultos e crianças com indicação de fisioterapia ortopédica podem receber o acompanhamento. Para se cadastrar, o primeiro passo é procurar os acadêmicos do Centro de Reabilitação, no DEF. Depois de passar por uma entrevista prévia com profissionais da equipe de fisioterapeutas, o paciente é encaminhado para avaliação, a fim de identificar as necessidades e definir quais tipos de atendimento mais adequados. “Os tratamentos iniciados no Centro costumam ser continuados, podem durar meses e são encerrados a depender da evolução demonstrada por cada paciente”, explica o professor Marco Antônio.

A fisioterapia trata e previne distúrbios na funcionalidade do organismo humano por meio de agentes naturais e terapêuticos. A fisioterapia de reabilitação consiste em restaurar funções e movimentos comprometidos por uma doença ou acidente; diminuir processos inflamatórios; evitar dores; e realizar recuperação em fase pós-operatória.

O trabalho é realizado com ajuda de recursos terapêuticos como: eletroterapia (aparelhos que utilizam eletricidade e que reduzem inflamações, dores e inchaços), termoterapia (calor), fototerapia (realizado com luz artificial), cinesioterapia (terapia feita a partir de movimentos corporais, como alongamento, por exemplo), mecanoterapia (aparelhos mecânicos que auxiliam a fortalecer, alongar e equilibrar musculatura), hidroterapia, massoterapia, crioterapia (gelo), entre outros.