“Inovação em Modelos de Negócios” é tema de curso na Inbatec

curso-inovacao-inbatecOs estudantes de graduação da UFLA puderam aprender e ampliar seus conhecimentos em empreendedorismo e inovação por meio do curso “Inovação em Modelos de Negócios”, promovido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), no dia 27/11, em seu auditório. Com foco no desenvolvimento das habilidades para criação de novos modelos de negócios, o evento teve por objetivo mostrar aos participantes a metodologia Business Model Generation, usada por empreendedores dos mais diversos ramos e no mundo todo para avaliar e testar ideias e conceitos de negócios.

O professor Paulo Henrique Leme (DAE), mentor na ocasião, explicou a dinâmica: “o curso foi realizado em dois momentos. No primeiro, a metodologia do Business Model Canvas foi apresentada, com foco em exemplos reais e aplicações do modelo. No segundo, os alunos desenvolveram em grupo um novo modelo de negócio. O objetivo foi desenvolver um novo conceito em 2 horas de trabalho”.

Para a participante Bruna de Oliveira Dias, “o curso permitiu pensar logicamente e mostrou que montar uma empresa tem seus desafios, mas não é um bicho de sete cabeças”. Já o participante Daniel Borges Prado acredita que o conteúdo abordado “foi algo que não é muito mostrado durante a graduação. A acredito ser importante até mesmo para quem não queira ser um empreendedor, pois, com esse curso, consegui ter uma noção de como ser um empreendedor, como transformar a minha ideia em algo que seja produtivo e que contribua com a sociedade”.

A gerente da Incubadora, Raphaela Ribeiro, ressalta que “Este foi um curso piloto, que servirá de molde para o programa de empreendedorismo inovador que será implementado na UFLA a partir de 2015. No ano que vem, contará com novos cursos, workshops, visitas técnicas, seminários e palestras abrangendo o tema empreendedorismo”.

Inbatec

A Inbatec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da UFLA. Durante o processo de incubação, as empresas selecionadas são abrigadas e recebem apoio e orientação para se desenvolver. Os empreendimentos de base tecnológica são aqueles cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.

Vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a Inbatec apoia empreendimentos relacionados à comunidade universitária: de alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA; pesquisadores, docentes e técnicos administrativos; servidores públicos ativos e iniciativos; e empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária.

Texto: Amanda Castro – Assessoria de Comunicação da Inbatec/Nintec