UFLA é homenageada na cerimônia de premiação do 11º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas

Professora Rosemary Pereira na cerimônia de encerramento do concurso estadual - UFLA e Polo de Qualidade do Café foram homenageados
Professora Rosemary Pereira na cerimônia de encerramento do concurso estadual – UFLA e Polo de Tecnologia em Qualidade do Café foram homenageados

Na quinta-feira (27/11), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi homenageada na cerimônia de encerramento do 11º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas, pela contribuição e tradicional parceria na realização de todas as etapas do concurso.

A homenagem foi recebida pela professora Rosemary Gualberto Pereira (DCA/UFLA), que também recebeu a distinção pelos relevantes serviços prestados pelo Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, sediado na Agência de Inovação do Café – Inovacafé/UFLA.

A cerimônia foi realizada em Patos de Minas, com a presença dos 33 finalistas do concurso. Nesta edição, foram escolhidos os três melhores cafés de cada região: Cerrado Mineiro, Chapada, Matas de Minas e Sul de Minas nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado.

Os cafeicultores Greciano Lacerda Moura, de Espera Feliz – Sul de Minas, ficou em primeiro lugar na categoria Cereja Descascado e Roberto Carlos de Miranda, de Araponga – Zona da Mata, foi o primeiro colocado na categoria Café Natural. Eles foram eleitos campeões estaduais em suas categorias e receberam o Troféu Melhor Café de Minas Gerais. Greciano Moura também recebeu a medalha Sustentabilidade, homenagem ao cafeicultor com o melhor café produzido com sustentabilidade, de acordo com a certificação oficial do Estado, o programa Certifica Minas Café.

Leilão Virtual
Entre os dias 8 e 21 de novembro, foi realizado um leilão virtual, por meio do site da Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE/UFLA), com seis lotes dos vencedores de três regiões produtoras de café. O maior lance foi de R$ 2.500 para a saca de 60 kg, apresentado para o lote (10 sacas) do cafeicultor Versi Crivelenti Ferrero, primeiro colocado na categoria Café Natural – Cerrado Mineiro. O lance foi dado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer.

Todos os cafés leiloados receberam nota acima de 84 pontos, de acordo com a tabela de classificação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e tiveram lances mínimos de R$ 1.100,00.

O concurso

O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo governo do Estado, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Universidade Federal de Lavras, Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado (IEF/Sul de Minas), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT CAFÉ), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Para a edição deste ano foram inscritas 1.025 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado Mineiro, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Os resultados das amostras analisadas serão detalhados em laudos e entregues aos extensionistas da Emater-MG responsáveis pelas inscrições.

Confira abaixo a lista com os vencedores.

Campeões Estaduais

Categoria Cereja Descascado: Greciano Lacerda Moura
Município: Espera Feliz

Categoria Natural: Roberto Carlos de Miranda