Colóquio da Física aborda Teoria Quântica da Informação nesta terça-feira (2/12)

fisica-quanticaNesta terça-feira (2/12), o Colóquio de Física terá como palestrante o professor do Departamento de Física (DFI) Moises Porfírio Rojas Leyva, que abordará as aplicações para o conceito de “Emaranhamento Quântico”.

Neste colóquio, serão apresentadas algumas aplicações do emaranhamento em cadeias de spin e em cavidades quânticas. O emaranhamento quântico é um importante recurso característico da mecânica quântica. A existência de estados emaranhados pode ser vista como consequência da existência da superposição de estados na teoria quântica. Com o surgimento da Teoria Quântica da Informação, o uso do emaranhamento passa a ter caráter prático e é peça fundamental para a realização de protocolos de Informação Quântica, tais como: criptografia quântica, teletransporte quântico, entre outras.

O Colóquio de Física será realizado no anfiteatro do DEX, às 16 horas. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O evento tem a organização dos professores José Nogales (DFI) e Karen Luz Burgoa Rosso (DFI) e o apoio da estudante de pós-graduação em Física Laysa Martins.