Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola da UFLA está implementando Sistema de Gestão da Qualidade

Ivani Gervásio (técnica), professor Cledir Santos (gerente) e Juliana Tensol (curadora) da CCMA/UFLA durante a apresentação no 3º CBRG

De 18 e 21 de novembro, membros da equipe da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras – CCMA/UFLA participaram do 3º Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos – CBRG, em Santos, São Paulo. Na oportunidade, foi apresentado o artigo intitulado “Coleção de culturas da Microbiologia Agrícola da UFLA (CCMA/UFLA): da requalificação à certificação baseada na ISO 9001:2008”.

Na comunicação feita durante o evento, a CCMA/UFLA apresentou o processo, em andamento, para a requalificação do acervo de microrganismos visando à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na ISO 9001:2008. Este processo tem sido desenvolvido em articulação com a Micoteca da Universidade do Minho (MUM, Braga, Portugal), que é uma coleção de fungos filamentosos de referência internacional, já certificada por este referencial normativo. O trabalho apresentou os últimos avanços no planejamento e ações realizadas neste âmbito de requalificação/certificação da CCMA-UFLA.

Coleção Microbiológica da UFLA

A CCMA/UFLA está sediada no Setor de Microbiologia Agrícola do Departamento de Biologia da UFLA. Trata-se de coleção de serviços que possui um acervo de mais de 4000 culturas de leveduras, fungos filamentosos e bactérias, isoladas principalmente de café, cacau, silagem, frutos do cerrado e bebidas indígenas.

Ao longo de quase duas décadas, a CCMA/UFLA atua como uma infraestrutura universitária com a missão de aceitar depósitos, preservar e fornecer linhagens de microrganismos, bem como as informações associadas para fins de pesquisa e ensino em microbiologia agrícola e áreas afins.

Professor Nelson Lima durante a conferência no Congresso

De acordo com o professor Cledir Santos, gerente do SGQ para a ISO 9001:2008 da CCMA/UFLA, a Coleção atua a nível global sob regulamentações nacionais e internacionais. “Somos uma unidade baseada no conhecimento e trabalhamos em cooperação com instituições nacionais e internacionais. Em pouco tempo, mas com muito trabalho e esforço, já conseguimos trazê-la para o hall nacional das Coleções Biológicas. Muito em breve, estaremos trabalhando como uma referência internacional nos recursos microbiológicos na área da microbiologia agrícola”, afirma o professor.

Durante o evento, o professor Nelson Lima, professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA, apresentou duas conferências intituladas: “Fungal taxonomy and the next generation of omics” e “Inovação e Plano de Negócios para as Coleções de Culturas Microbianas”.