Reitor da UFLA preside reunião do Foripes com a presença do governador eleito Fernando Pimentel

Reitor e vice-reitora da UFMG, Jaime Ramírez e Sandra Regina Almeida; governador eleito, Fernando Pimentel, reitor da UFLA, professor Scolforo; e o reitor da UEMG, prof. Dijon Moraes Júnior
Reitor e vice-reitora da UFMG, Jaime Ramírez
e Sandra Regina Almeida; governador eleito, Fernando Pimentel, reitor da UFLA, professor Scolforo; e o reitor da UEMG, prof. Dijon Moraes Júnior (Foto: Foca Lisboa – UFMG)

Nesta quarta-feira (26/11), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, preside a 3ª reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Foripes –MG. Com o objetivo de debater ações conjuntas para promover a ciência, a tecnologia e a inovação em Minas Gerais, a reunião contou, na parte da manhã, com a presença do governador eleito de Minas Gerais Fernando Pimentel.

O encontro é realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reúne dirigentes de 13 instituições públicas de ensino do Estado.

Em seu pronunciamento, Fernando Pimentel, que é professor licenciado da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, destacou o cenário da pesquisa no Estado e manifestou o desejo de estabelecer um governo mais próximo das universidades e da sociedade mineira, com foco nas especificidades de cada região.

“Estamos no início de um novo modelo de relacionamento. Em nossa gestão, o governo do Estado vai estar muito próximo deste Fórum, que representa as instituições federais e estaduais de ensino superior em Minas. Queremos um governo menos centrado na capital. Nesse contexto, é importante integrar e ouvir também as universidades de todas as regiões do Estado aqui representadas”, afirmou.

Segundo Pimentel, “as instituições federais de ensino em Minas Gerais terão papel decisivo em um processo de desenvolvimento da economia que será pautado no conhecimento”. O governador eleito considerou que o potencial das universidades federais em Minas não tem sido utilizado de forma adequada em relação às necessidades do estado.

Reunião de forças

O encontro reúne dirigentes de 13 instituições públicas de ensino do Estado.
O encontro reúne dirigentes de 13 instituições públicas de ensino do Estado. (Foto: Foca Lisboa – UFMG)

Na pauta da reunião, houve a proposta de um pacto das instituições mineiras em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação, para fortalecer as parcerias nas áreas de pesquisa e pós-graduação com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Na abertura do encontro, Scolforo, que preside o Foripes, falou dos desafios das instituições em relação à pesquisa. “Nossas ações devem ser conjuntas, buscando unir o potencial de cada instituição. Nossas universidades já contribuem muito, porém, se estiverem unidas, haverá mais ganhos para o Estado e, consequentemente, mais valorização das nossas instituições”, afirmou. O reitor também reforçou que as instituições poderão contribuir com o governo do Estado na formulação de propostas e alternativas para o desenvolvimento social e econômico, além de novas formas de gestão do território. Para isso, Scolforo defendeu um compromisso maior com resultados mais pragmáticos das pesquisas desenvolvidas pelas instituições.

Financiamento à pesquisa

Governador eleito: compromisso com as universidades mineiras

O reitor da UFMG, Jaime Ramírez, falou de preocupação comum aos gestores que integram o Foripes a respeito da destinação do orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig) para a pesquisa e inovação. Sobre o assunto, o governador eleito comprometeu-se a estabelecer uma gestão na Fapemig mais próxima das universidades.

“A Fapemig precisa retomar sua vocação original, que é a de financiar a pesquisa no sentido clássico. Não podemos desviar o objetivo da Fapemig para outras finalidades, como o custeio de instituições estaduais”, afirmou Pimentel.

O reitor da UFLA também abordou a necessidade de aumentar a destinação de recursos para 1,5% do ICMS de Minas Gerais, exclusivamente para a promoção da ciência e da tecnologia no Estado. “A receita para pesquisa em Minas não acompanhou o crescimento dos trabalhos desenvolvidos nas instituições do estado”, lembrou Scolforo.

“Esse crescimento das pesquisas no Estado precisa ser reconhecido”, concordou o governador eleito Fernando Pimentel, que lembrou que o aumento do investimento deve ser feito de forma planejada, responsável e gradual. “O ano de 2015 não será fácil, mas estou otimista com as nossas possibilidades”, avaliou.

Mestrado Profissional

Na pauta da reunião também está sendo debatida a criação de um mestrado profissional em rede e as possibilidades de interlocução com a Bancada Federal de Parlamentares de Minas Gerais. O mestrado profissional em Gestão Pública, projeto da UFMG, objetiva atender, primordialmente, servidores técnico-administrativos de universidades mineiras.  A previsão é que o curso, na modalidade a distância, seja oferecido a partir de agosto de 2015.

O encontro

O Foripes é a instância colegiada e de atuação conjunta, em nível estadual, com o objetivo de promover planos de ação e cooperação, projetos e programas que visem a constante melhoria da qualidade do ensino superior e dos processos de administração e melhoria da Educação Superior de Minas Gerais.

Além da UFMG e da UFLA, o encontro reúne gestores das federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (Unifei), Alfenas (Unifal), Triângulo Mineiro (UFTM), Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste/MG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

O texto contou com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG