1º Encontro de Cultura foi o passo inicial para a construção de um Plano de Cultura para a UFLA

untitled-35Mais de 50 pessoas envolvidas com a área de cultura reuniram-se nessa segunda-feira (24/11) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O grupo participou do 1º Encontro de Cultura, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que teve o objetivo de discutir as políticas culturais e o papel das universidades públicas nesse contexto.

O evento foi o primeiro de uma série de outros que estão sendo planejados para 2015. A proposta de construção de um Plano de Cultura da UFLA prevê a realização de fóruns de discussão, a exemplo do encontro realizado nesta semana, de maneira a garantir que o trabalho tenha cunho participativo.

Na avaliação da professora do Departamento de Administração (DAE) Luciana Braga, que integra a comissão organizadora do evento, essa primeira experiência teve debates produtivos. “Profissionais especializados na área cultural nos trouxeram informações essenciais para repensarmos nossas atividades e estruturarmos novos projetos”, comentou. Já a coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA, professora Ângela Maria Soares, também membro da organização do Encontro, lembrou o consenso das discussões feitas durante o dia: “o papel da Universidade na área cultural ficou muito claro”, constatou.

Produtores culturais, artistas, comunidade acadêmica e especialistas em política e gestão cultural acompanharam a programação que se iniciou às 8h e teve a presença do secretário municipal de Cultura de Lavras, Paulo Bastos Boa Nova. Pela manhã, as palestras foram ministradas pela chefe da representação regional de Minas Gerais do Ministério da Cultura, Cesária Macedo; pelo coordenador do Pronatec no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Fábio Silva, e pelo professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG), José Márcio Barros (UEMG). Os temas fizeram parte da mesa “Políticas culturais e a gestão da cultura no Brasil”.

À tarde, os trabalhos prosseguiram com a mesa “Cultura e Universidade”, quando se acrescentaram as contribuições do diretor da Rádio UFMG Criativa, Elias Santos; da coordenadora de Museus e Patrimônio Histórico da UFLA, professora Ângela Maria Soares; do coordenador de cultura da UFLA, professor Silvério José Coelho, e pelo produtor cultural da Universidade Federal do Vale do Jequitinhora e Mucuri (UFVJM), Sílvio Diogo Lourenço dos Santos.

Veja na galeria as fotos de Marcelo Goulart e Larissa do Vale.