Ciclo de Palestras em Microbiologia enfatiza inovação e internacionalização

Professor Nelson Lima durante a apresentação no Ciclo de Palestras
Professor Cledir santos durante a apresentação no Ciclo de Palestras

Nos dias 12 e 13 de novembro, o Núcleo de Estudo em Fermentações – Nefer da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu o 2° Ciclo de Palestras em Microbiologia (II CPM), com foco em dois dos pilares que norteiam a universidade brasileira: inovação e internacionalização. O evento foi realizado com grande participação de estudantes, que lotaram o anfiteatro da Biblioteca Universitária.

De acordo com o professor Disney Dias (DCA/UFLA), que atuou como palestrante no II CPM, o sucesso da organização foi possível devido à qualidade humana e acadêmica dos estudantes do Nefer UFLA. “O tripé clássico baseado no ensino, pesquisa e extensão é uma marca da universidade brasileira. Entretanto, sem inovação tecnológica e internacionalização, estaremos circunscritos aos muros da nossa universidade. Precisamos ir além”, completa o professor.

Durante o evento, foram abordados vários temas relacionados à concepção e transferência de tecnologia da universidade para a sociedade e indústria. A bio economia e a indústria de base biotecnológica foram temas centrais das palestras e mesas-redondas promovidas durante as duas noites de evento.

Palestras atraíram a atenção de estudantes

Entre os palestrantes, o professor Nelson Lima, professor catedrático da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas, abordou a importância dos Centros de Recursos Microbiológicos e o desenvolvimento econômico e social das sociedades modernas.

O professor Lima foi delegado nacional português na Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica – OCDE, durante a elaboração dos Guias de Boas Práticas para os Centros de Recursos Biológicos da OCDE. Atualmente, está em licença sabática no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFLA.

O professor também destacou a iniciativa dos estudantes do Nefer. “A iniciativa desses estudantes é muito pertinente e serve como estímulo de grande importância para todo o corpo discente da UFLA. Eles têm a possibilidade de encontrar nichos particulares de inovação tecnológica que poderá conduzir a um círculo virtuoso de inovação, geração de emprego e desenvolvimento social”, completou.

A abertura do evento contou com a palestra do professor Wagner Pereira Reis, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social – da Pró-Reitoria de Extensão da UFLA. A cerimônia teve ainda a apresentação de Mailcia Nunes, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro, acompanhada pelo violonista Nicolas Martins.

De acordo com a Diretoria do Nefer, o evento continuará com a sua versão anual do Ciclo de Palestras em Microbiologia, servindo de elo entre a academia e a sociedade.

Membros da Organização do 2º Ciclo de Palestras em Microbiologia, com a professora Rosane Schwan, coordenadora do Nefer. Foto: Nefer-UFLA