Campanha de combate ao diabetes é realizada na Cantina, hoje (14) – participe

SONY DSC Quem passar pela Cantina Central da UFLA hoje (14), até as 21 horas, poderá fazer o exame de glicemia capilar capilar (que mede o índice de glicose no sangue retirando uma gota de sangue da ponta do dedo) e receber orientações sobre a prevenção ao diabetes. O dia mundial de combate a essa doença é hoje, por isso, a Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFLA (Praec) lançou a campanha.

SONY DSCDurante todo o dia, haverá uma equipe realizando o exame de glicemia capilar, que tem resultado imediato. Também participam da campanha o médico Alfredo Melhem Baruqui Júnior, clínico geral com especialização em endocrinologia, a enfermeira Flávia Alvarenga Fernandes Bruzi e a nutricionista Maria Delisete Mendes Assunção, todos servidores da UFLA. Eles dão informações sobre a prevenção ao diabetes e orientações nutricionais.

O médico Alfredo Baruqui Júnior ressalta a importância do diagnóstico precoce: “O diabetes é uma doença com incidência muito alta, mas existem medidas preventivas para muitos casos. O diagnóstico e o tratamento precoce reduzem as chances de complicações, como problemas nos rins e sistema nervoso, além de doenças cardiovasculares, que são as maiores causadoras de morte entre os diabéticos”.