Membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina na UFLA participam do 52º Cobem

Representantes da UFLA no Congresso Brasileiro de Ensino Médico
Representantes da UFLA no Congresso Brasileiro de Ensino Médico

O professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Luciano José Pereira, presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina e atual chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DAS), juntamente com o técnico administrativo Thales Augusto Barçante (membro da comissão de implantação do curso de Medicina) participaram do 52º Congresso Brasileiro de Ensino Médico (Cobem), realizado de 31/10 a 3/11, em Joinville, Santa Catarina.

Entre as diversas atividades do evento, os servidores participaram de conferências e mesas-redondas que discutiram principalmente a expansão das escolas médicas públicas e privadas no Brasil, bem como as políticas públicas de suporte ao programa “Mais Médicos”. Eles participaram também da reunião da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) – regional do Estado de Minas Gerais, sendo inclusive convidados – como representantes da UFLA – para participarem da comissão organizadora do Congresso Mineiro de Educação Médica (Comem), que será realizado em Uberaba, em 2015.

O professor Luciano Pereira destacou a importância da participação no evento de âmbito nacional, em virtude do contato com as demais escolas médicas, uma vez que grande parte dos desafios a serem enfrentados é comum à maioria das universidades. Relatou ainda a participação de representantes do Governo Federal, em especial dos ministérios da Saúde e da Educação – que esclareceram as novas políticas de Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde, capacitação de preceptores para internato e residência e avaliação institucional.

Curso de Medicina na UFLA

No primeiro período letivo de 2015, a UFLA dará início a uma nova fase, com a abertura do curso de Medicina. O novo curso segue aos critérios de qualidade já consagrados na instituição, relativos ao projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, que são cautelosamente planejados de forma colaborativa por uma comissão especial de implantação. O curso de Medicina na UFLA faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, e conta com o acompanhamento e avaliação de uma comissão designada pelo MEC.

Na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFLA), realizada nessa quarta-feira (12/11), foi autorizada a abertura de concurso público para o provimento de nove vagas para o Departamento de Ciências da Saúde (DSA).