UFLA sediará I Workshop do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Aula inaugural do Mestrado, no Polo UFLA, ocorrida em agosto de 2013.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física realizará, de 14 a 16 de novembro, o I Workshop do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O evento reunirá estudantes e professores dos Polos das Universidades: Federal de Viçosa (UFV); Federal Fluminense – Campus Volta Redonda (UFF/Volta Redonda); Federal do Rio Grande (FURG); e UFLA. O objetivo é possibilitar a troca de experiência entre os Polos, participantes do primeiro edital de seleção, ocorrido em 2013.

Além das atividades de discussão e avaliação do trabalho desenvolvido nos Polos nesse ano inicial, estão previstas uma palestra e mesas-redondas. O workshop terá a participação do coordenador nacional do MNPEF, professor Marco Antonio Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e do professor Mikael Frank Rezende Júnior (Universidade Federal de Itajubá – Unifei), além dos coordenadores dos três outros Polos: professores Thadeu Josino Penna (UFF/Volta Redonda), Álvaro Vianna (UFV) e coordenadora adjunta professora Eliane Capeletto (FURG).

Confira a programação do workshop aqui.

Sobre o Mestrado

O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado para professores em exercício da educação básica, com ênfase em aspectos de conteúdos na área de Física.

É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio da Capes e tem como objetivo coordenar diferentes ações e capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O programa formará, em nível de mestrado, uma fração muito grande de professores da Educação Básica, tanto no domínio da Física quanto das metodologias de ensino para desenvolvimento em sala de aula (como, por exemplo, a inserção de Física Moderna e Contemporânea, a evolução dos conceitos de Física com estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais, de experimentação, ente outras).

O programa, que teve seu início com 21 polos, atualmente está organizado em 45 Polos Regionais, hospedados por IES, onde ocorrerão as orientações das dissertações e serão ministradas as disciplinas do currículo.

Polo UFLA

Participam do Polo da UFLA, coordenado pela professora Iraziet da Cunha Charret, sete docentes do Departamento de Ciências Exatas (DEX) . O Polo conta com 22 alunos, sendo 12 do primeiro edital (2013) e 10 do segundo (2014). Todos os discentes são professores da rede de educação básica de Minas Gerais vindos de diversas cidades, algumas distantes mais de 300 km de Lavras. O Programa, no Polo UFLA, já teve a sua primeira qualificação e as primeiras defesas deverão ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2015.