Projeto Rondon lança convite para operações de julho e agosto de 2015

rondonAs instituições de ensino superior que desejam participar das operações do Projeto Rondon, que serão realizadas em julho e agosto de 2015, já podem elaborar suas propostas de trabalho. As propostas devem ser enviadas até 12 de dezembro deste ano, para o site www.defesa.gov.br/projetorondon. No início do segundo semestre de 2015, o projeto realizará as operações Bororos (10 a 26 de julho) e Itacaiúnas (17 de julho a 2 de agosto).

Para participar, a instituição deve elaborar uma proposta de trabalho contemplando todas as atividades de cada área de atuação do conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde) ou do conjunto B (Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho).

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) disponibilizará um formulário aos estudantes da UFLA interessados em integrar uma das missões. Cada instituição de ensino superior poderá apresentar apenas uma Proposta de Trabalho para cada uma das operações.

A inscrição é iniciada no site do Projeto Rondon (também acessível em www.defesa.gov.br), com o cadastro ou atualização dos dados da instituição. Também é ela a responsável por selecionar o conjunto de atividades e priorizar os municípios de interesse. Em uma etapa seguinte, a instituição deverá enviar, on-line, o arquivo da proposta de trabalho e preencher as fichas de cadastro do professor coordenador, docente adjunto e professor reserva.

Sobre as operações

A Operação Bororos será desenvolvida entre os dias 10 e 26 de julho de 2015, em 15 municípios do Estado do Mato Grosso: Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jangada, Juscimeira, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Olímpia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e São Pedro da Cipa. Terá como Centro Regional a cidade de Cuiabá (MT).

A Operação Itacaiúnas será desenvolvida entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 2015, em 11 municípios do Pará: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Rio Maria, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, Ulianópolis e Xinguara; e quatro municípios do Tocantins: Ananás, Araguatins, São Bento do Tocantins e Wanderlândia. Terá como Centro Regional a cidade de Marabá (PA).

Equipes

Cada equipe será composta por 10 rondonistas, sendo dois professores e oito alunos dos cursos de graduação. Todos devem pertencer à instituição de ensino selecionada para a operação. Quanto aos alunos, deverão estar cursando a segunda metade do curso, mas não poderão ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon. Uma das preocupações é que as equipes sejam tão multidisciplinares quanto for possível – ou seja, devem incluir estudantes de diferentes áreas do conhecimento.