UFLA adere ao programa Erasmus Mundus com oportunidades para professores, estudantes e servidores

erasmus-mundus-capaFoi dado mais um importante passo para fortalecer o processo de internacionalização. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi selecionada para participar como instituição parceira de um novo projeto Erasmus Mundus, programa de cooperação internacional na área do ensino superior promovido pela União Europeia, com o apoio à mobilidade de estudantes de graduação, doutorado e pós-doutorado, além de membros do quadro docente e administrativo.

O Edital já está aberto e as oportunidades já valem para 2015. As inscrições seguem até o dia 15 de dezembro. Os interessados devem estar atentos ao Guia do Candidato e buscar informações sobre os requisitos para as candidaturas na Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA).

Participação efetiva

Visite o site do Programa http://ebwplus.up.pt/

Após o convite, feito pela Universidade do Porto (Portugal), instituição coordenadora do projeto Erasmus Mundus Ação 2 para o Brasil, a equipe da DRI/UFLA elaborou uma proposta e o projeto foi aprovado pela Comissão Europeia.

A participação da UFLA no Programa reforça o plano de internacionalização e é motivo de orgulho para o reitor, professor José Roberto Scolforo. “Assim como a UFLA soube galgar novos patamares de excelência para atender às demandas da sociedade, também neste momento a comunidade acadêmica se prepara para a era da cooperação acadêmica Internacional. Acompanhando as expectativas das novas gerações, a UFLA impulsiona um novo olhar sobre o mundo, provocando novas interações e parcerias”, evidencia.

Para o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Junior, a participação no programa Erasmus Mundos deverá abrir novas e importantes possibilidades para toda a comunidade UFLA, incluindo, pela primeira vez, a oportunidade de intercâmbio de servidores técnico-administrativos.

Todos os candidatos selecionados para este projeto serão beneficiados com apoio financeiro (bolsa mensal com valor entre 1000 e 2500 euros, dependendo do tipo de mobilidade + viagem + seguro + taxas de matrícula na instituição europeia).

Ao longo dos quatro anos de vigência do projeto, a UFLA terá ainda a oportunidade de fortalecer e criar laços de cooperação com as demais parceiras do consórcio, que será constituído por um total de 20 instituições de ensino superior do Brasil e da União Europeia. Também fazem parte do projeto 10 instituições associadas, que serão também de extrema importância para o aprofundamento das relações externas da UFLA.

A UFLA irá colaborar em todas as etapas dos processos de implantação e de tomada de decisões do projeto. Haverá o incentivo para o trabalho colaborativo entre as instituições participantes e a promoção de novas ligações que garantam a sustentabilidade da cooperação e a eficácia dos fluxos de mobilidade.

Confira o site do programa

Consulte o Guia do Candidato