Defendida primeira monografia do curso de Administração Pública da UFLA

SONY DSCNa última sexta-feira (31/10/2014), o estudante Robert Delano de Souza Corrêa, concluinte do curso de Administração Pública – modalidade presencial defendeu a primeira monografia do curso, orientado pelo professor Dany Flávio Tonelli e tendo a docente Júlia Moretto Amâncio como membro da banca. A defesa ocorreu no Anfiteatro do Bloco II do Departamento de Administração e Economia da UFLA (DAE).

Robert elaborou a monografia com o título: “O financiamento da segurança pública em um contexto federativo: uma análise das transferências intergovernamentais de 2007 a 2013”. De acordo com o discente, “O objetivo do trabalho foi analisar a atuação da União na segurança pública e as transferências de recursos para os Estados e municípios”.

A pesquisa conclui que o investimento em segurança pública aumentou no período estudado, mas que é preciso um papel mais ativo da União na área. Como a Constituição brasileira não é clara sobre as responsabilidades da Federação, Estados e municípios sobre a segurança pública, o trabalho sugere a realização de mudanças legais para garantir a estabilidade nos investimentos.

SONY DSCPara o coordenador do curso, professor Dênis Renato de Oliveira, “Esta primeira defesa constitui um momento importante para a consolidação do curso, que recebeu nota máxima em sua avaliação de reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação). A graduação em Administração Pública possui todos os elementos para se destacar, inclusive pelo momento de profissionalização pelo qual o setor público está passando”.

A UFLA oferece este curso, na modalidade presencial, desde o segundo semestre de 2010, quando a primeira turma ingressou. Até o final deste ano, cerca de 20 formandos em Administração Pública apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso.