Estudantes e professores da UFLA participam do 40º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Professor Fábio Moreira (DEG/UFLA) foi homenageado com a medalha “Mérito Cafeeiro”

Delegação da Universidade Federal de Lavras com o idealizador e organziador do Congresso, o pesquisador José Braz Matiello
Delegação da Universidade Federal de Lavras com o idealizador e organizador do Congresso, o pesquisador José Braz Matiello

Como acontece tradicionalmente, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das instituições apoiadoras do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado em Serra Negra, de 28 a 31 de outubro. Em sua 40ª edição, professores e estudantes participaram do mais antigo congresso de pesquisas cafeeiras, que tem como objetivo discutir e divulgar novas tecnologias, visando a melhoria da lavoura cafeeira.

Nesta edição do evento, que tem como tema “40 anos de tecnologias,  pro café ter melhorias”, foram publicados 287 trabalhos, sendo 105 deles apresentados oralmente. Professores e estudantes da UFLA participaram com cerca de 70 trabalhos.

Os professores Rubens José Guimarães (DAG), Rosemary Gualberto Pereira (DCA) e Fábio Moreira (DEG) integraram a delegação da UFLA, que contou com a participação de 25 estudantes de graduação e pós-graduação membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf). Na programação, a oportunidade de participar de debates sobre a conjuntura cafeeira, sessões de apresentações de trabalhos de pesquisa, além de seminários que abordaram os problemas e soluções para a cafeicultura de montanha, equilíbrio na nutrição de cafeeiros e irrigação suplementar em cafezais.

Professor Fábio Moreira é homenageado com a medalha "Mérito Cafeeiro"
Professor Fábio Moreira é homenageado com a medalha “Mérito Cafeeiro”

Na cerimônia, o professor Fábio Moreira foi homenageado com a medalha Mérito Cafeeiro, concedido a profissionais com destacada atuação no setor. No caso do professor, o reconhecimento pelas pesquisas com a temática mecanização da lavoura cafeeira, assim como as contribuições para o desenvolvimento de novos maquinários.

Fábio Moreira é professor titular da UFLA e ministra aulas para os cursos de Engenharia Agrícola, Agronomia e Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Foi também um dos idealizadores da Expocafé, em 1998, que se tornou o maior evento da cafeicultura no Brasil. É o coordenador do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, evento permanente da Expocafé, na 5ª edição.

O Congresso

Este congresso tem a particularidade de reunir pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas do País, juntamente com  técnicos e consultores ligados à assistência técnica, lideranças e cafeicultores, possibilitando um diversificado debate sobre temáticas relevantes para o setor e a difusão das novas tecnologias.

O Congresso contou com a organização da Fundação Procafé e o apoio do Consórcio Pesquisa Café/Embrapa Café, UFLA, Universidade de Uberaba (Uniube) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).  Participam ainda, no apoio, universidades, institutos e empresas de pesquisas, organizações e associações de classe, além de empresas de insumos e maquinário.