Cinema com Ciência desta sexta-feira (31/10) apresenta Carl Sagan

Carl-seganO projeto “Cinema com Ciência” desta sexta-feira (24/10) apresentará o documentário cientifico sobre a vida e obra de Carl Sagan, cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico.  A exibição começa às 16 horas, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao final, haverá análise das informações e debate sobre o tema. Toda a comunidade é convidada a participar do evento, que tem entrada franca.

Carl  Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Também fundou a organização não governamental Sociedade Planetária, sendo pioneiro no ramo da exobiologia.

A atividade ‘Cinema com Ciência – Ciclo de Biografias de Cientistas’ faz parte do projeto “A Magia da Física e do Universo”, coordenado pelos professores do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso . O projeto conta com o apoio do MHN e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com colaboração das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.