Semana do Servidor: participe das atividades, até 31/10

palestra-servidoresNesta semana, Adufla e Sind-UFLA promovem, em conjunto, a Semana do Servidor, com uma programação que abrange docentes, técnicos administrativos, profissionais terceirizados e aposentados. As atividades começaram com um café para os aposentados e a palestra “Alegria de Viver: uma opção pessoal”, ministrada pela enfermeira Flávia Alvarenga Fernandes Bruzi (Praec). Na solenidade de início, a servidora Maísa Aparecida de Lima (Sind-UFLA) e o professor Francisval de Melo Carvalho (Adufla) destacaram a importância de valorizar inicialmente os aposentados, responsáveis pela consolidação da UFLA. Também enfatizaram a parceria entre os sindicatos nesta realização.

Formação sindical foi o tema da palestra da tarde no primeiro dia

palestra-semana-servidorNa tarde do dia 27/10, a palestra dirigida aos servidores foi proferida pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Helder Molina. Com 27 anos de atuação no movimento sindical, o professor falou sobre formação sindical. Ele já esteve na UFLA em outras duas ocasiões a convite do Sind-UFLA.

Inicialmente, o professor Molina convidou os servidores a refletirem sobre o envolvimento das pessoas com a mobilização dos sindicados. Citou, entre outros pontos, os estudos sociológicos que caracterizam o comportamento dos trabalhadores no atual período histórico, o papel que as redes sociais têm desempenhado nesse contexto, as formas de participação dos jovens nos movimentos e a burocratização do movimento sindical.

Ele também destacou a importância de os servidores mais jovens tomarem consciência de que os direitos em vigor no presente, como os concursos públicos e os planos de carreira, são resultados de conquistas feitas pelo movimento sindical no passado. “Tudo é conquistado por meio da luta e do movimento dos trabalhadores”, enfatizou.

A integrante da diretoria da Adufla, professora Amanda Castro, avaliou positivamente a palestra. “São temas sobre os quais precisamos refletir: diante da conjuntura atual, o movimento sindical enfrenta dificuldades, mas é preciso persistir na luta, debater, abrir espaços de discussão e avançar nos cursos de formação sindical”, diz. Para saber mais sobre o professor Helder Molina, acesse http://heldermolina.blogspot.com.br/.

Na terça-feira, houve uma palestra sobre aposentadoria pelo INSS, com Maria José de Carvalho Alvarenga. Também foram iniciados torneios de truco e tênis de mesa, no SindClube. Na quarta-feira, foram realizadas duas palestras: uma sobre as vantagens e desvantagens da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), ministrada por Henrique Araújo da Cunha; e outra sobre processo administrativo e denúncias no serviço público federal, pelo advogado Marcelo Aroeira Braga.

Participe da programação

Nesta noite (29/10), às 19h30, serão iniciados, no Clube de Campo da Adufla, os torneios de futebol de campo e vôlei feminino.

Na quinta-feira (30), Rosângela Gomes Soares da Costa e Liliane Machado (representantes da Fasubra e Andes) farão uma palestra sobre os desafios, conquistas e expectativas para a mulher no serviço público. Será no Anfiteatro da Biblioteca, às 8h30. Durante a noite, os torneios de futebol de campo (Sind-Clube) e vôlei feminino (clube da Adufla) terão continuidade, a partir das 19h30.

A saúde preventiva será o tema de palestra no dia 31, às 8 horas, no Anfiteatro da Biblioteca. O palestrante é Alfredo Melhem Baruqui.

Caminhada e premiações

A tradicional caminhada de servidores e convidados ocorrerá no dia 31, às 17 horas. Os participantes sairão do SindClube, passarão pela avenida principal da UFLA e pela avenida da estação experimental da Epamig, e chegarão ao clube de campo da Adufla.  Após a chegada, ocorrerão as finais do futebol e truco, e serão entregues as medalhas aos vencedores dos torneios. Haverá, ainda, um concurso de batidas (drinks).

Colaboração: Ana Eliza Alvim (foto e texto da palestra de Formação Sindical)