Uso consciente da água: Nepaflor usou girassóis para sensibilizar comunidade acadêmica

evento-nepaflor2JPG“Sem água, não há flores.” Essa foi a mensagem divulgada na Cantina Central da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última quinta-feira (23/10). Quem passou pelo local encontrou centenas de girassóis. A ação foi organizada pelo Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura (Nepaflor), entre 8h e 16h, para sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância do uso consciente da água.

Os membros do Nepaflor levaram as plantas para o local e distribuíram aos interessados, sob a condição de que refletissem sobre a beleza da vida e a necessidade de água para preservá-la. Entregaram também um folheto que explicava o motivo da campanha (leia o texto no blog do Nepaflor)

A ideia inicial do grupo era produzir uma instalação artístico-paisagística que celebraria a chegada da Primavera. Dois mil girassóis fariam evento-nepaflor3JPGparte do cenário da Universidade, despertando nos frequentadores do câmpus o gosto pela apreciação da natureza. No entanto, diante do período de estiagem e de falta de água no Sul de Minas e em outras regiões do país, poucas flores sobreviveram.

Com essa experiência, os integrantes do Nepaflor decidiram compartilhar com o público a reflexão sobre “o quanto a vida é sensível à falta de água”. De acordo com a estudante integrante do Núcleo Samantha de Menezes Campos o público foi receptivo à mobilização. “As flores alegram a todos. Quando começamos a distribuir, não sobrou nenhum girassol”, conta.