Estudantes de Direito da UFLA firmam parceria com Juizado Especial de Lavras e promovem primeiro workshop

Grupo de Extensão - TARC: aprendizado prático
Grupo de Extensão – TARC: aprendizado prático

O Grupo de Extensão em Técnicas Alternativas de Resolução de Conflitos (Tarc), que reúne 10 estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou um workshop na sede do Juizado Especial da Comarca de Lavras, no dia 24 de outubro, com a exposição teórica e simulação de caso prático das técnicas alternativas à jurisdição estatal na resolução e prevenção de conflitos.

O Workshop foi a primeira iniciativa de uma parceria que o grupo Tarc firmou com o Juizado Especial, para formação e capacitação dos futuros profissionais. As apresentações tiveram como público os juízes e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Comarca de Lavras, que aplicam algumas dessas técnicas diariamente nos processos de competência do Juizado.

Dos membros do Tarc, dois estudantes são bolsistas de extensão, uma bolsista de pesquisa e um bolsista BIC-Júnior, sob a coordenação da professora Fernanda Gomes e Souza Borges.

Criado em julho de 2013, o Tarc tem como foco de atuação as possibilidades de resolução de conflitos por via extrajudicial, ou seja, sem a utilização do Judiciário, enfatizando o aspecto preventivo em relação às demandas judiciais.