Asteroide oculta estrela da constelação de Sagitário nesta segunda-feira (27/10)

ocultação de estrelaNesta segunda-feira (27/10), uma estrela da constelação de Sagitário, designada como HD179297, será ocultada pelo asteroide (240) Vanadis no horário entre 20h35 e 20h38. O astrofísico da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Gabriel Rodrigues Hickel, faz uma campanha para que observadores – que estejam em regiões de visibilidade do fenômeno – registrem imagens do acontecimento. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo” participará da campanha, comparecendo ao Museu de História Natural (MHN), Câmpus Histórico, para observar e registrar tudo.

A ocultação será visível em partes das regiões Sudeste e Sul do Brasil, o que inclui os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. (consulte os locais em que será possível a observação). A motivação da campanha promovida pelo professor da Unifei é reunir imagens que contribuam para determinar as dimensões do asteroide Vanadis. Por isso, é preciso que os registros sejam feitos em diferentes pontos  da faixa de visibilidade.

Os registros podem ser produzidos com câmeras digitais acopladas a tripés, telescópios, filmadoras ou fotômetros. Esses equipamentos, no entanto, devem atender a determinadas especificações para a captação das imagens (veja do site da campanha). É necessária também uma base de tempo bem determinada (GPS).

Aqueles que conseguirem as imagens do fenômeno devem entrar em contato com o professor Gabriel pelo e-mail profgabrielhickel@gmail.com. O resultado da observação das imagens dará origem a uma publicação em revista especializada internacional, que terá como autores todos aqueles que contribuírem com dados úteis às análises.