Professor da UFLA vence Multiathlon – maior competição multiesportiva do País

Uma das 40 provas disputadas pelo professor Raoini Machado

O atleta e professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA), Raoni Perrucci Toledo Machado acaba de passar por um verdadeiro teste de resistência e disciplina. Ele conquistou a primeira colocação no Multiathlon, competição que combina 40 provas em diferentes esportes realizadas consecutivamente durante 23 horas. O evento foi realizado no dia 11 de outubro, na Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas – Unicamp.

Para conquistar a vitória na 13ª edição do campeonato, Raoni precisou passar por provas em 11 modalidades: ciclismo, corridas, natação, saltos, lançamentos, apneia, técnicas verticais, patinação, skate, disparo e Halterofilismo.  “Para vencer, o segredo é ter um bom rendimento em todas as provas, não adianta ser excelente em algumas delas e ir muito mal em outras”, explica o professor.

O professor, que também é chefe do Departamento de Educação Física, participa do Multiathlon desde a 5ª edição do campeonato, em 2006, quando conquistou a terceira colocação. Desde então, mantém sempre entre os primeiros colocados. “Treino na UFLA todos os dias. Já cheguei a treinar até seis horas por dia nos meses que antecedem a competição, atualmente, tenho conseguido treinar em média duas horas por dia”, explica.

Raoni Machado é professor de Esporte de Aventura, História do Esporte e Educação Física Escolar.