Aula-show sobre Chico Buarque abriu Semana do Livro e da Biblioteca – veja fotos



21 de outubro de 2014, 9:01 am , com 1.542 visualizações

ix-slbu-aberturaEstudantes e servidores da UFLA que foram ao lançamento da IX Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA, ontem, no Salão de Convenções, prestigiaram uma aula-show que apresentou um pouco da obra de Chico Buarque.  O artista completou 70 anos em 2014 e é o homenageado desta edição da Semana.

O professor e poeta Igor Alves ministrou a aula, lendo trechos de composições e de livros do artista. Ele ressaltou a universalidade de Chico Buarque, como um artista que soube interpretar a alma humana em vários sentidos: do eu-lírico feminino ao malandro; do enaltecimento do Rio de Janeiro à crítica política; do sentimento individual à hipocrisia humana.

Já a banda, formada pelos músicos Gabriel Resende, Lucas Sales, Jéssica Máximo e Bona Garcia, interpretou sucessos como “Paratodos”, “Geni”, “Quem te viu, quem te vê”, “Olhos nos olhos”, e “Sem Fantasia”. Ao final da aula-show, o público sambou ao som de “Apesar de você”.

Durante a abertura, a pedagoga da Biblioteca Regina Flexa Ribeiro Proença destacou a Semana como uma forma de a Biblioteca promover a cultura além da leitura oferecida pelos livros e periódicos. Para o diretor da Biblioteca Nivaldo Oliveira, o momento também é propício para anunciar as novidades do setor, como projetos de atendimento on-line e expansão da estrutura física da Biblioteca. Já o assessor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, parabenizou a organização do evento por entender que a promoção da cultura é um dos pilares da formação humanística.

A ocasião também marcou o lançamento das exposições “Chico, um pouco de tudo”; “Chico e o eu feminino”; e “Os Saltimbancos nas escolas de Lavras e região”. Os interessados poderão ver essas exposições na Biblioteca Universitária durante a Semana. A primeira delas contém periódicos arquivados, que constroem uma retrospectiva da discografia e falam de sua relação com o futebol, sua participação nos festivais e seus principais livros. A mostra “Chico e o eu feminino” será composta por trechos de músicas nas quais Chico Buarque utilizou o “eu lírico” feminino, retratando temas a partir do ponto de vista da mulher com uma sensibilidade incomum. Esta exposição homenageará o Outubro Rosa, movimento contra o câncer de mama. Já a mostra “Os Saltimbancos nas escolas de Lavras e região” será composta por trabalhos (pinturas, colagens, modelagens) feitos por estudantes de escolas de Lavras e região. Também integraram a mesa de abertura os professores Silvério José Coelho (coordenador de Cultura da Proec), Helena Maria Ferreira (coordenadora do curso de Letras – português presencial) e Mauriceia da Silva de Paula Vieira (coordenadora do curso de Letras – português modalidade a  distância).

Veja fotos da abertura no final desta notícia. A Semana continua com uma intensa programação, até o dia 23 – participe:

21/10*

Na terça-feira (21), o professor Luiz Marcelo Tavares (DCF), acompanhado por músicos, interpretará alguns dos sucessos de Chico Buarque, às 12 horas, no salão de entrada da Biblioteca. Às 18 horas, haverá a exibição do filme Budapeste e discussão sobre a obra, baseada em livro homônimo de Chico Buarque, no Anfiteatro da Biblioteca. Os professores Márcio Farias (DEF) e Luciana Azevedo (DED) coordenarão o debate.

22/10*

No dia 22 (quarta-feira), o ônibus do projeto Biblioteca Itinerante receberá, em frente à Biblioteca Universitária, mais de 300 crianças de escolas da região, que participarão de atividades pedagógicas, durante todo o dia.

O Coral Vozes do Câmpus se apresentará no Setor de Circulação da Biblioteca, às 18 horas. Em seguida, às 19 horas, será ministrado o minicurso “O que não tem medida, nem nunca terá: a música e a poesia de Chico Buarque”, sob coordenação do professor Rodrigo Garcia Barbosa, do DCH. Esse minicurso será no Anfiteatro da Biblioteca.

23/10

O dia do encerramento será marcado por mais música: o grupo PG3, composto por membros da comunidade acadêmica, fará um show ao meio-dia, no salão de entrada da Biblioteca.

A programação da Semana do Livro e da Biblioteca será encerrada com uma homenagem aos servidores, às 16 horas; e pelo lançamento do Projeto Saber +, com a presença da professora da PUC Minas e doutoranda em Administração da UFLA, Isabel Cristina Silva. Esse projeto será constituído por palestras semanais, sobre temas diversos, como saúde e finanças, para os servidores da Biblioteca.

Acesse o site da IX SLBU: http://biblioteca.ufla.br/slbu9/

* Alguns dos eventos necessitam de inscrição prévia. Veja quais e inscreva-se em: http://www.biblioteca.ufla.br/

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

outubro 2014
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivo