Chico Buarque é tema da Semana do Livro e da Biblioteca – aula-show abre o evento esta noite

semana-livro-bibliotecaA música, a dramaturgia e a literatura de Chico Buarque constituirão o tema da IX Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA. O evento ocorrerá de 20 a 23 de outubro, realizado pela Biblioteca Universitária. Chico é um dos maiores artistas contemporâneos do Brasil e completou 70 anos em 2014.

A Semana será aberta com uma aula-espetáculo, intitulada “Noite de gala, samba na rua – um passeio pelas muitas faces de Chico Buarque”. O professor, poeta e crítico Igor Alves fará uma palestra sobre a obra do artista, acompanhado pelos músicos Gabriel Resende, Lucas Sales, Jéssica Máximo e Bona Garcia, de São João Del Rei, que interpretarão alguns dos seus sucessos. Essa aula-espetáculo será no dia 20, às 19 horas, no Salão de Convenções da UFLA.

Também serão lançadas, na ocasião, as exposições “Chico, um pouco de tudo”; “Chico e o eu feminino”; e “Os Saltimbancos nas escolas de Lavras e região”. Os interessados poderão ver essas exposições na Biblioteca Universitária durante a Semana. Haverá, ainda, o lançamento do jogo virtual “Eu conheço Chico Buarque”. A partir do dia 20, será disponibilizado, no site da Biblioteca, um link acessível aos estudantes da UFLA, com um jogo de perguntas sobre a obra de Chico Buarque.

Sobre as exposições

A exposição “Chico, um pouco de tudo” conterá periódicos arquivados, que constroem uma retrospectiva de sua discografia e falam de sua relação com o futebol, sua participação nos festivais e seus principais livros. A mostra “Chico e o eu feminino” será composta por trechos de músicas nas quais Chico Buarque utilizou o “eu lírico” feminino, retratando temas a partir do ponto de vista da mulher com uma sensibilidade incomum. Esta exposição homenageará o Outubro Rosa, movimento contra o câncer de mama. Já a mostra “Os Saltimbancos nas escolas de Lavras e região” será composta por trabalhos (pinturas, colagens, modelagens) feitos por estudantes de escolas de Lavras e região.

21/10

Na terça-feira (21), o professor Luiz Marcelo Tavares (DCF), acompanhado por músicos,  interpretará alguns dos sucessos do compositor, às 12 horas, no salão de entrada da Biblioteca. Às 18 horas, haverá a exibição do filme Budapeste e discussão sobre a obra, baseada em livro homônimo de Chico Buarque, no Anfiteatro da Biblioteca. Os professores Márcio Farias (DEF) e Luciana Azevedo (DED) coordenarão o debate.

22/10

No dia 22 (quarta-feira), o ônibus do projeto Biblioteca Itinerante receberá, em frente à Biblioteca Universitária, mais de 300 crianças de escolas da região, que participarão de atividades pedagógicas, durante todo o dia.

O Coral Vozes do Câmpus se apresentará no Setor de Circulação da Biblioteca, às 18 horas. Em seguida, às 19 horas, será ministrado o minicurso “O que não tem medida, nem nunca terá: a música e a poesia de Chico Buarque”, sob coordenação do professor Rodrigo Garcia Barbosa, do DCH. Esse minicurso será no Anfiteatro da Biblioteca.

23/10

O dia do encerramento será marcado por mais música: o grupo PG3, composto por membros da comunidade acadêmica, fará um show ao meio-dia, no salão de entrada da Biblioteca.

A programação da Semana do Livro e da Biblioteca será encerrada com uma homenagem aos servidores, às 16 horas; e pelo lançamento do Projeto Saber +, com a presença da professora da PUC Minas e doutoranda em Administração da UFLA, Isabel Cristina Silva. Esse projeto será constituído por palestras semanais, sobre temas diversos, como saúde e finanças, para os servidores da Biblioteca.