Professor do DED reúne lideranças para celebração unificada do mês da Consciência Negra

Foto: Mateus Lima/2013

Novembro é o mês dos movimentos e eventos que celebram o Dia Nacional da Consciência Negra. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e no município essas atividades têm sido organizadas por diferentes atores sociais. Com o propósito de fortalecer o movimento, o professor do Departamento de Educação (DED) e coordenador do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), Celso Vallin, trabalha no incentivo à construção de uma programação unificada na cidade. Ele convida os interessados no assunto a participarem das discussões.

A intenção é reunir instituições, organizações e pessoas comprometidas com a causa para que, juntas, construam a agenda de eventos para o período. O professor conta que, ao ter contato com os profissionais que frequentam o curso Gênero e Diversidade na Escola, percebeu que muitos deles estão envolvidos na questão da consciência negra. “Achei importante haver uma articulação entre eles”.

Já foram realizadas duas reuniões com os atores identificados inicialmente como engajados no movimento. Na quinta-feira (16/10) haverá o terceiro encontro, às 10h, no DED. Grupos que ainda não tenham participado podem comparecer ao local e contribuir com os trabalhos. O planejamento das atividades é para que até 21/10 possa ser oficializada a programação final, que deve trazer para a UFLA eventos com participação de grupos da comunidade de Lavras e, ao mesmo tempo, levar para a comunidade eventos com grupos da UFLA, promovendo, assim, a integração da Universidade com a sociedade.

Grupos que já estão participando das reuniões

Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR), Diretório Central dos Estudantes da Ufla (DCE), Departamento de Educação (DED), cursos de licenciatura e formação de professores, curso de licenciatura em Educação Física (DEF), curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE); Grupo de Estudos em Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim), Levante Popular da Juventude, Grupo de apresentações musicais Maracatú, Projeto Marolo (Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Lavras), Mestrado Profissional em Educação (MPE) e Grupo de Capoeira da UFLA ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

O Dia Nacional da Consciência Negra

Com comemoração em 20 de novembro, a data coincide com o dia da morte do Zumbi de Palmares. As ações promovidas para sua celebração buscam não só lembrar a resistência do negro à escravidão, e sua luta pelo fim do preconceito, mas também valorizar riqueza da cultura negra. “Os eventos reafirmam a beleza e a legitimidade dos traços culturais de origem africana, que muitas vezes estão presentes em nós todos”, diz o professor Celso.

No caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o professor pelo telefone (35) 3829-1970.