Letras UFLA Convida abordou a utilização da tecnologia para o ensino da língua portuguesa

letras-convidaNa quinta-feira (2/10), o Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco de um debate sobre o ensino da língua portuguesa em tempos de cultura digital – o I Letras UFLA Convida. Participaram do evento membros do grupo de pesquisa em Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (Thelpo), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação da professora Vanda Maria Elias, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A conferência de abertura ficou por conta da professora Vanda Elias, tendo como debatedor o professor Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLA). Os estudantes tiveram uma melhor compreensão dos efeitos que um texto pode causar ao ser utilizado em diversos suportes, como em uma carta, revista ou blog, levando-se em consideração o contexto.

Uma mesa-redonda composta pelos professores Nílvia Pantaleoni (PUC-SP), Alba Helena Caldas (PUC-SP), Allan Andrade Linhares (PUC-SP) e Márcia Fonseca de Amorim (UFLA) teve como tema os jogos de linguagem nas aulas de língua portuguesa, o hipertexto e a formação do aluno leitor e o ensino de leitura na Escola de Jovens e Adultos (EJA).

O I Letras UFLA Convida foi encerrado com os seguintes minicursos: Escrever e argumentar – quais as estratégias?; Estratégias lúdicas na prática da leitura; e o Hipertexto como objeto de leitura nas aulas de língua portuguesa; ministrados pelos professores Vanda Elias, Nílvia Pantaleoni, Alba Helena Caldas e Allan Andrade Linhares, respectivamente.

Leonardo Assad – Jornalista, bolsista Ascom/UFLA