Tese de doutorado produzida na UFLA pode contribuir com a cafeicultura de precisão

SNo Centro Tecnológico de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) pode ser encontrado o protótipo de uma máquina inédita, útil à cafeicultura de precisão. Ela é capaz de fazer a distribuição, simultaneamente, na lavoura, de dois produtos (fertilizantes e corretivos, por exemplo), aplicando-os a uma taxa variável, ou seja, distribuindo quantidades diferentes dos dois produtos, de acordo com a necessidade identificada em cada ponto do solo.

O equipamento foi desenvolvido durante pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. O autor da tese de doutorado que deu origem ao equipamento é Murilo Machado de Barros, que defendeu o trabalho em 19 de agosto. A orientação foi do chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Carlos Eduardo Silva Volpato, com coorientação do também professor do DEG, Fábio Moreira.

Com capacidade máxima para 1.200 Kg e limite de velocidade de 12Km/h, o equipamento foi testado por Murilo em quatro ensaios, realizados no câmpus da UFLA.  Entre as variáveis consideradas nos testes, estavam velocidade, dose, vazão, produtos e lado de aplicação. Após todos os resultados, foi possível validar a utilidade do equipamento: a precisão de aplicação dos produtos foi considerada satisfatória.

SAo final de sua defesa, Murilo fez agradecimentos aos parceiros que contribuíram com a pesquisa, citando o DEG, os professores, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde ingressou este ano como professor), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), além de pessoas que o ajudaram no projeto. Agradeceu também à UFLA, onde ele completou dez anos de estudos. “A sensação que tenho em relação à UFLA é de mudança de vida, pela trajetória que percorri aqui.”

Festa das estrelas deste sábado (20/9) exibe 3º episódio da série Cosmos

cosmosA oficina Festa das Estrelas, organizada aos sábados pela equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo”, continua a exibir documentários da série Cosmos. Amanhã (29/9) estará em cena o terceiro episódio – Quando o conhecimento venceu o medo.

O evento começará às 19h, no Museu de História Natural (MHN), localizado no câmpus histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com entrada franca e aberta a toda a comunidade, a oficina envolve também debate sobre o tema tratado pelo filme e observação do céu a olho nu e com telescópios.

Este terceiro episódio da série de Neil Tyson rememora um tempo em que os ventos naturais eram entendidos como gestos de desagrado divino, assim como os demais fenômenos da natureza.  Com a evolução do conhecimento, tudo muda. O documentário faz referência a vários nomes clássicos da ciência que contribuíram para essa evolução, que venceu o medo.

O projeto A Magia da Física e do Universo é coordenado pelos professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso. A iniciativa tem o apoio do CNPq, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do Museu de História Natural (MHN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Veja o cartaz.