Formandos-destaque 2014/1 foram homenageados em cerimônia oficial na UFLA

geralApós de anos de esforço na caminhada acadêmica, com dedicação e renúncias feitas em prol do investimento nos estudos, 33 formandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram homenageados pela instituição e por seus parceiros. Eles participaram da cerimônia de entrega de prêmios realizada na quinta-feira (11/9) à tarde, com a presença de amigos e familiares.

Tradicionalmente, a UFLA oferece aos formandos, a cada semestre, duas modalidades de prêmios: o mérito acadêmico e o mérito esportivo. O primeiro baseia-se nas pontuações obtidas por eles nas disciplinas (peso de 60%) e em atividades de pesquisa e de extensão (peso de 40%). Já o Mérito Esportivo homenageia estudantes que se destacaram nos esportes, em modalidades individuais ou coletivas. Nos dois casos, os agraciados recebem medalhas e certificados.

No mesmo evento, empresas e instituições parceiras que têm relação com as áreas dos cursos de graduação oferecem também uma premiação especial aos estudantes que se destacaram em suas áreas. O Consórcio AHE Funil, por exemplo, é uma empresa que já participa com a UFLA das homenagens há cinco anos. Seu gerente geral, Paulo Carvalho, considera importante o reconhecimento à dedicação dos alunos. “Os formandos das Ciências Biológicas têm um ramo de trabalho bastante significativo na nossa usina; temos egressos da UFLA trabalhando conosco”, completa.

Como membro da Academia Lavrense de Letras, Alessandra Teixeira Silva compareceu ao evento para premiar a estudante que se destacou no curso de Letras na primeira turma corpo textoformada pela UFLA. “Sinto-me honrada por estar aqui e parabenizo a recém-formada e a Universidade por mais uma etapa vencida – a primeira formatura do curso de Letras”, disse.

Para os estudantes, as homenagens trazem motivação. “Esse momento é muito importante, porque nos incentiva a perseverar nos estudos. Para mim, é o ponto alto da formatura; é emocionante”, resumiu a formanda em Administração, Karollay Giuliani de Oliveira Valério. Sua colega de curso, Melissa Gabriela Bizoni, confirmou a importância do momento. “Estou muito feliz por estar aqui, representando os alunos de Administração e concretizando um sonho”.

O mesmo sentimento de contentamento é expresso nas palavras do egresso Guilherme da Mata Oliveira, formado em Ciências Biológicas. “Eu me sinto muito feliz porque este é um reconhecimento que a Universidade oferece aos alunos que se dedicaram”, afirma Guilherme, reconhecendo que os tempos de faculdade deixarão saudades. “As recordações serão boas porque é um tempo muito importante, em que fazemos muitos amigos.”

“Se a UFLA tem essa qualidade da qual nos orgulhamos, isso se deve muito ao esforço de vocês.” Professora Édila, vice-reitora da UFLA.

A cerimônia de homenagens foi conduzida pela vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, e pela pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho. Professora Édila, ao se dirigir aos estudantes, lembrou-se dos conselhos que são dados a eles durante a recepção de calouros, para que aproveitem as oportunidades oferecidas e invistam nos estudos. “Vocês são agraciados hoje porque fazem parte do grupo que soube entender a mensagem e aproveitar as oportunidades”.

Ela também fez referência à primeira formatura do curso de Letras. “Esta é uma evidência de que a UFLA tem caminhado para atuar nas diferentes áreas do conhecimento – como deve ser em uma Universidade”. Ao finalizar, ela agradeceu a todos pela contribuição que deram à instituição e desejou que tenham sucesso na vida profissional, sempre apreciando aquilo que fazem. “Se a UFLA tem essa qualidade da qual nos orgulhamos, isso se deve muito ao esforço de vocês.”

Conheça abaixo os nomes dos homenageados:

MÉRITO ACADÊMICO

Agronomia – Mariana Guimarães Couto

Zootecnia – Jéssica Rocha Sousa Gervásio

Engenharia Agrícola – Bruna Fernanda Cardoso

Engenharia Florestal – Cecília de Souza Freire

Administração – Karollay Giuliani de Oliveira Valério

Medicina Veterinária – Caio Carvalho Bustamente

Ciência da Computação – Talles Henrique de Oliveira.

Engenharia de Alimentos – Jéssica de Matos Fonseca

Ciências Biológicas (Bacharelado) – Ana Clarice Rodrigues Costa.

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Guilherme da Mata Oliveira

Sistemas de Informação – Kamila Silva Valentino

Educação Física (Licenciatura) – Danilo Leonel Alves

Educação Física (Bacharelado) – Thaís Yumi Takenaka

Química (Bacharelado) – Anna Cláudia Santos de Oliveira

Química (Licenciatura) – Giovana Baptista Caldas

Matemática (Licenciatura) – Rita de Cássia Nogueira

Nutrição – Marina Silva Xavier Brasil

Administração Pública – Joice Mara Carvalho Melo

Engenharia Ambiental – Débora Garcia Emboaba

Engenharia de Controle e Automação – Henrique Coelho Barbosa

Letras Português/Inglês (Licenciatura) – Cristiane Rocha Penoni.

Física – Gustavo Henrique Pereira Luz

MÉRITO ESPORTIVO

Do curso de Educação Física (Licenciatura), modalidade esporte individual – Danilo Leonel Alves

Do curso de Educação Física (Bacharelado), modalidade esportes coletivos – Wellinton Loterio Siqueira