Turmas de 1964 e 1989 celebram Jubileu de Ouro e Prata – Veja a galeria de fotos

IMG_1624Aos poucos, a timidez vai ficando de lado, os amigos se aproximam e o abraço forte traz de volta as lembranças memoráveis do tempo de graduação. A Universidade está muito diferente daquele tempo, assim como os colegas também não aparentam a fisionomia da juventude. Mas a emoção de reencontrar os amigos na cerimônia que celebra o Jubileu de Ouro e Prata é indescritível.

A cerimônia que comemora os 50 e 25 anos de formatura foi realizada na sexta-feira (6/9), no Salão de Convenções da Universidade, em homenagem às turmas de 1964 e 1989. Ao todo, 89 profissionais receberam o certificado que marca a data especial, como parte comemorações de 106 anos da Universidade.

Para o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Scolforo, os ex-alunos são verdadeiros embaixadores da Instituição, levando aos mais distantes locais o nome ESAL/UFLA, com amor e orgulho de pertencerem a essa história. Em sua fala, Scolforo relembrou as grandes passagens como a federalização em 1963, quando a comunidade acadêmica (estudantes, técnicos e professores) somavam 180 pessoas e, hoje, 20 anos após a transformação em universidade, a comunidade acadêmica reúne 14 mil pessoas.

Para o reitor, esta expansão se deu de forma equilibrada, consolidando a qualidade confirmada em diferentes índices de avaliação.  “O desafio agora é conquistar a dimensão universitária, agregando diferentes áreas do conhecimento, dignificando as conquistas em 106 anos de história”, reforçou.

“O momento é para celebrar os triunfos, vitórias e até as derrotas se for preciso. Como é bom retornar a instituição em que depositamos tantos sonhos”. Essas palavras foram pronunciadas na cerimônia pelo ex-diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Alysson Paollineli. Também ex-aluno da turma de 1959, Alysson destacou a importância de retornar sempre à Instituição, para reforçar a amizade e orgulho de pertencer a essa história. “Vocês fazem parte desta vitória. Desejo que vocês encontrem aqui força e inspiração para seguir em frente”, enfatizou.

Para a vice-reitora e ex-aluna, professora Édila de Resende Von Pinho, é um orgulho saber que o sucesso dos ex-alunos também representa o sucesso da Instituição. Ela destacou ainda que, além da realização profissional, espera que a formação aqui recebida tenha permitido também a realização pessoal, com grandes vitórias.

Depoimentos

“Diferente das empresas, a Universidade é nosso sobrenome para sempre. Este momento pode ser resumido em três palavras: saudade, orgulho e gratidão”. – Evandro Nei Oliver – 25 anos

“É uma alegria  participar deste momento. Tivemos que utilizar toda a tecnologia para reunir os amigos nesta cerimônia emocionante…O que seria de nós sem a formação que aqui tivemos e os laços de amizade que aqui cultivamos”. – Valéria da Glória Pereira Brito – 25 anos

“É uma alegria reencontrar os amigos e professores. Essa Instituição faz parte de nossas vidas. A bagagem recebida aqui, quero repassar para meus filhos”. – Eugênio de Araújo Neto – 25 anos

“A história desta instituição é marcada pela humildade…Nós fomos a primeira turma a fazer uma greve. O momento era bem difícil para o país e o nosso paraninfo foi o então deputado federal Tancredo Neves…Tive a honra de ser orador da turma de 1964, e repito aqui algumas palavras proferidas naquele dia: raros são os momentos de alegria…alegria que se repete hoje, com a honra de estar aqui novamente.” – Prof. Clauzer de Souza Duarte – 50 anos

“Nossa turma entrou nesta casa de ensino na pior época política do país e em meio a uma crise. Mas tínhamos o professor Alysson Paolinelli, que ajudou e liderou o processo de federalização, depois foi secretário de Estado e ministro da Agricultura…Tínhamos o professor Alfredo Scheid Lopes, que foi pioneiro na utilização do solo de cerrado para a produção de alimentos…Somos uma turma que ajudou a fazer o mapa topográfico da ESAL e nós temos muito a que nos orgulhar!” – Prof. Roberto Maciel Cardoso – 50 anos

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.