Professores Alfredo Scheid, Alysson Paolinelli e Luiz Roberto Guilherme são homenageados no encerramento do Sin-Agro

Sinagro-homenagens“Revezamento de gerações para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro”. Esta foi a mensagem principal estampada nas placas de homenagens aos professores Alfredo Scheid Lopes, Alysson Paolinelli e Luiz Roberto Guimarães Guilherme, entregues no encerramento do Simpósio Internacional do Agronegócio, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nos dias 2 e 3 de setembro. A homenagem faz parte das comemorações dos 106 anos da Instituição ESAL/UFLA.

Na homenagem, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou o agradecimento às expressivas contribuições dos professores ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro e mundial, em especial aos trabalhos de manejo da fertilidade dos solos sob vegetação de cerrados e sua abertura para a moderna e produtiva agropecuária brasileira.

Ele considerou que os primeiros trabalhos sobre o uso do cerrado para a agricultura foram realizados na UFLA, oficializado na tese de mestrado do professor Alfredo Lopes. Na avaliação do reitor, as tecnologias desenvolvidas na década de 70, nesta instituição, constituiu uma das maiores vitórias para a agricultura brasileira e representou o sustentáculo da estabilidade econômica e social do Brasil.

Ao professor Luiz Roberto, foi dada a missão de manter a parceria profícua e a trajetória de sucesso dos estudos que envolvem a fertilidade do solo. Emocionado com a homenagem, o professor assumiu o desafio: “continuar a propagar a agricultura brasileira por todos os cantos do mundo, que cada vez mais depende do Brasil para se abastecer de alimentos, fibras e energia”.

Em sua fala, o professor Alysson Paolinelli reverenciou o orgulho de ter a ESAL em seu currículo, como estudante e como diretor e de ter sonhado e buscado um futuro melhor para a agricultura brasileira por meio do conhecimento e do respeito às especificidades dos diferentes biomas.

Para os estudantes, o professor Alfredo deixou uma mensagem: “Sonhem, sonhem alto. Sonhem com um país melhor e um mundo sem guerras e, sobretudo, que vocês podem fazer a diferença”, concluiu.

As placas de homenagens foram entregues pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pelo assessor de Relações Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e pelo pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima.

Os professores foram aplaudidos de pé pelos estudantes presentes.

IMG_9680
Professor Alysson Paolinelli recebe a homenagem da vice-reitora, professora Édila Vilela

Professor Alfredo Lopes recebe a homenagem do professor Antônio Nazareno
Professor Luiz Roberto recebe a homenagem do professor José Lima