Professor do DEG participou de congresso nacional e concedeu entrevistas sobre o programa CAS

congresso-deg-casO professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Wellington Carvalho participou do Congresso Nacional de Aviação Agrícola como palestrante e participante de reuniões técnicas. Durante as atividades do evento, realizado em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 20/8 e 22/8, ele concedeu entrevistas à imprensa sobre o programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), do qual é um dos coordenadores.

O programa baseia-se em parceria público-privada e busca a qualificação sustentável dos operadores aeroagrícolas de aplicação de produtos fitossanitários. A intenção é incentivar as empresas a fazerem a aplicação dos defensivos de forma correta, segura e minimizando os impactos ambientais.

Trata-se de uma realização da Fundação de Estudos em Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e com Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). A UFLA, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Botucatu) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) coordenam o programa. A liderança geral é do professor da Unesp Ulisses Antuniassi, apoiado pelos professor Wellington (UFLA) e pelo professor João Paulo Cunha, da UFU.

Durante o evento em Foz do Iguaçu, as 20 primeiras empresas a alcançar a certificação Nível 1 do Programa receberam seus certificados. O professor Wellington, durante o Congresso, realizou apresentação sobre “Boas Práticas Agrícolas”, tema relacionado ao projeto CAS.

Saiba mais sobre o CAS, ao clicar aqui.

Veja abaixo algumas das matérias divulgadas pela imprensa.

Globo Rural – Feira apresenta novidades tecnológicas da aviação agrícola.

Revista Globo Rural – CAS é pioneiro em certificar aviação agrícola com viés sustentávelTecnologia aeroagrícola contra deriva pode evitar sumiço das abelhas.

Diário do Comércio – Tendência é que procura pela CAS cresça.

Paraná TV (Rede Globo) – Aeronaves fazem mais do que pulverizações no campo.

Outra atividade em andamento: comissão julgadora do Prêmio Guerdau Melhores da Terra (PGMT)

O professor Wellington integra a comissão julgadora do Prêmio Guerdau Melhores da Terra (PGMT), pela nona edição consecutiva. Em 14/7 iniciaram-se os trabalhos do Prêmio, pelos quais ele percorreu cerca de 7.000 Km, ao visitar fazendas em 33 cidades, realizando avaliação de máquinas e equipamentos utilizados na agricultura e na pecuária.

O professor representou a UFLA nas atividades de avaliação e desenvolveu seus trabalhos em parceria com o professor Ronaldo Goulart, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diversas equipes do Brasil e do exterior participaram das avaliações, visitando as propriedades agrícolas de diferentes regiões, inscritas no PGMT. Na última semana, a comissão se reuniu em Porto Alegre (RS) para a composição dos relatórios e julgamento das máquinas que irão ser expostas na Expointer, além do julgamento do Prêmio de Pesquisa .

De acordo com o professor Wellington, a participação no prêmio, como avaliador, traz resultados positivos que podem ser repassados aos estudantes da UFLA. “É uma experiência fantástica, que nos permite o contato com os produtores durante análise das máquinas, em condições operacionais no campo. Assim, percebemos os detalhes da realidade da produção agrícola. Esta experiência também é repassada aos alunos nas disciplinas de máquinas, com imagens e detalhes do conhecimento dos equipamentos”, explica.

Com informações de Vívian Marcello, bolsista Ascom/DEG.