Professora do DED participa de atividades da Semana Nacional da Educação Infantil

fotos-ded2No período em que se comemorou a Semana Nacional da Educação Infantil (18/8 a 25/8), a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Cláudia Maria Ribeiro participou de uma mesa redonda no município de Nepomuceno, ocasião em que foram discutidos pontos da Lei 12.796/13, que altera dispositivos da LDBEN 9394/1996.

Vinte e cinco de agosto é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil – o objetivo da data é projetar um olhar diferenciado para essa etapa educacional. Com base nisso, os debates feitos em Nepomuceno tiveram foco sobre três eixos: as implicações para as crianças, suas famílias e para as políticas públicas da obrigatoriedade da matrícula a partir dos 4 anos de idade; o questionamento da forma de se montar um currículo para a educação infantil e questões relativas aos profissionais da área (salário, carreira, formação, entre outras).

Durante o evento, a professora Cláudia relembrou os marcos históricos do processo de formação da educação infantil. Além dela, também se pronunciaram a supervisora pedagógica da educação infantil no município de Nepomuceno, Dulcineia Ribeiro; a supervisora pedagógica Marly Carvalho; a secretária de educação, Darcy Piva Dessimoni e o prefeito do município Marcos Memento.

No encerramento, a professora do DED reforçou a importância do espaço de discussão do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), do qual é coordenadora, tendo também com representantes Dulcineia e Marly.