Melhor artigo científico publicado em 2013 na área de zootecnia tem autores da UFLA

Verônica Bernardino com o prêmio da Sociedade Brasileira de Zootecnia

A 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), realizada em Aracajú (SE), de 29 de julho à 1º de agosto, teve entre seus destaques as premiações aos melhores trabalhos e artigos publicados em 2013. O prêmio “Geraldo Gonçalves Carneiro”, atribuído ao melhor artigo científico publicado nas áreas de Nutrição Animal, Forragicultura ou Genética e Melhoramento Animal, foi atribuído à equipe do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA).

O artigo intitulado “Content of plasmatic glycerol and activity of hepatic glycerol kinase in broiler chickens fed diets containing different sources and concentrations of glycerine”, traz os resultados da tese de doutorado de Verônica Maria Pereira Bernardino, que teve a orientação do professor Paulo Borges Rodrigues. O artigo tem a coautoria de Paulo Borges, Luciana de Paula Naves, Priscila Vieira e Rosa, Márcio Gilberto Zangerônimo, Elisângela Minati Gomide, Mariana Masseo Saldanha e Renata Ribeiro Alvarenga.

periodico-dzoO artigo foi publicado no Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition, um dos periódicos mais relevantes da área, com alto fator de impacto.

O estudo apresentou a avaliação do efeito de três fontes de glicerina, em quatro concentrações na dieta, sobre os níveis plasmáticos de glicerol e da atividade da enzima hepática glicerol cinase em frangos.

Em sua 51ª edição, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia teve como tema central “A Produção Animal Frente às Mudanças Climáticas e Tecnológicas”, reunindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais do setor.  O evento teve a participação de uma delegação de professores e estudantes da UFLA.

Os professores Paulo Borges, Carlos Eduardo Saad, Priscila Rosa, Márvio Lobão de Abreu e Renata Alvarenga do DZO e o professor Márcio Zangerônimo do DMV.