UFLA recebe 27 novos professores em cerimônia de posse

Público presente na posse de docentes em 5 de agostoA Universidade Federal de Lavras (UFLA) cresce e junto com ela a demanda por novos servidores docentes e técnicos administrativos. Nessa segunda-feira (4/8), 27 novos professores passaram a fazer parte da comunidade acadêmica da UFLA, em cerimônia realizada no anfiteatro Magno Antônio Patto Ramalho (DBI), com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão.

A cerimônia foi presidida pela reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, que enfatizou a importância dos novos docentes para manter a expansão da universidade com a qualidade que a tornou referência no cenário nacional. Ela destacou ainda que o comprometimento dos servidores representa o grande diferencial da Universidade.

“Desejo que vocês sejam muito felizes. Que se realizem como profissionais e, acima de tudo, como pessoas”, destacou a reitora, dando boas-vindas os novos servidores.

Também fizeram parte da mesa de trabalho, a diretora de Gestão de Pessoas, Cristina dos Santos Dias Daúd; o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Villela Zouein; o presidente da Comissão de Ética, Adriano Higino Freire; a vice-presidente da Adufla, profa. Júlia Moreto Amâncio e o presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente- CPPD, prof. Nilton Nagib Jorge Chalfun.

Uma nova geração

Nos dois últimos anos, a UFLA experimenta uma das maiores expansões do quadro de servidores da história da Instituição. Tomaram posse na UFLA 129 professores e 229 técnicos administrativos, somando 358 novos servidores. Somente em 2014, 62 novos professores efetivos e 71 técnicos passaram a fazer parte da comunidade acadêmica, somando-se assim, 566 docentes e 572 técnicos administrativos.

Os professores que foram empossados na última cerimônia farão parte de 11 departamentos da Universidade: Engenharia (DEG), Educação Física (DEF), Educação (DED), Química (DQI), Ciência da Computação (DCC), Ciência dos Alimentos (DCA), Ciência do Solo (DCS), Administração e Economia (DAE), Ciências Exatas (DEX), Ciências Humanas (DCH) e Direito (DD).

Dos novos servidores, 10 professores são lotados no Departamento de Engenharia, para atender aos quatro novos cursos que terão início no próximo período letivo: Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Mecânica.

Entre os familiares presentes, o professor Thomas de Aquino Ferreira era pura emoção. Com uma vida dedicada à UFLA, com experiência de 39 anos no Departamento de Engenharia, o professor assistiu à posse da filha, professora Silvia Costa Ferreira. “Não há emoção maior para um pai do que presenciar a sucessão de gerações”, comentou.

A emoção também estava estampada no rosto da professora Débora Racy Soares, que passa a fazer parte do Departamento de Educação. Depois de uma experiência como professora temporária na Instituição, ela comenta sobre o orgulho de pertencer de forma efetiva ao quadro docente da UFLA. “Foi uma experiência enriquecedora e estou muito feliz de continuar na Universidade”, declarou.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.