Trabalho do Pibid Inglês é realizado em escola da zona rural de Lavras

pibidCinco estudantes de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), orientados pela professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) Tânia Regina Romero, visitam, duas vezes por semana, para observação e pesquisa, a Escola Municipal Sebastião Vicente Ferrreira, localizada na Comunidade do Funil. Eles fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na área de Inglês. O fato foi destaque no site da Prefeitura de Lavras na última semana. De acordo com a notícia publicada, trata-se da primeira escola do Brasil localizada em zona rural a receber o Pibid Inglês.

Os trabalhos tiveram início em abril deste ano e encontram-se em fase inicial, momento em que a equipe interage e observa o contexto, os anseios e a realidade dos alunos, com o apoio do professor de inglês da escola, traçando um panorama do ambiente escolar e da comunidade em que está ela inserida. Com base nas informações levantadas, é desenvolvida uma segunda etapa, em que os estudantes licenciandos planejam, juntamente com o professor regente e o coordenador do projeto na UFLA, os conteúdos e a abordagem que serão utilizados naquele cenário específico, o que irá contribuir para uma maior qualidade do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. “Trabalhamos com a escola, ao invés de chegarmos com um projeto já pronto para implantação; ou seja, construímos, juntos, algo que seja relevante para cada grupo”, explica a professora Tânia.

O Pibid é uma parceria entre as universidades e as escolas públicas de educação básica, e visa incrementar a formação de estudantes de licenciatura e de professores em exercício. Por meio dele, esses estudantes recebem bolsas e podem conviver no contexto da escola pública desde o início de sua formação acadêmica, o que os torna mais preparados para as atividades didático-pedagógicas, subsidiados pelo intercâmbio constante entre a prática e o conhecimento produzido na Universidade. As instituições de educação superior que se interessam pelo Programa apresentam suas propostas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, se selecionadas, recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto.

A UFLA tem equipes atuando nas áreas de Letras Português, Letras Inglês, Matemática, Biologia, Física, Química, Educação Física, Filosofia, Pedagogia, além da modalidade Interdisciplinar, tanto em Lavras como na região.  A Escola Municipal Sebastião Vicente Ferreira é a terceira a receber o Pibid Inglês pela UFLA. As outras duas onde as atividades também estão em desenvolvimento são a Escola Municipal Álvaro Botelho e a Escola Estadual Dora Matarazzo. Atuam na comunidade do Funil os estudantes Amanda Pereira Moreira, Caroline Melo, Josilene Carvalho Pereira, Júlio César Paula Neves e Tânia Mayra de Melo. O professor regente que os acompanha é Edmilson Francisco.

Com informações de Leonardo Assad, jornalista e bolsista Ascom.