Centro de Estudos em Biologia Subterrânea lança site

site-cebsJá está no ar o site do Centro de Estudos em Biologia Subterrânea (Cebs), sediado na UFLA. Todas as informações sobre a equipe, assim como as atividades desenvolvidas, estão disponíveis no endereço: www.biologiasubterranea.com.br.

O Centro desenvolve estudos sobre a fauna e microrganismos em ecossistemas subterrâneos, como as cavernas. Para isso, agrega pesquisadores e estudantes que exploram, descobrem e descrevem a biodiversidade desses ecossistemas. O grupo já inventariou mais de mil cavernas nas cinco regiões brasileiras.

O coordenador é o professor Rodrigo Lopes Ferreira (DBI); também participa o professor Marconi Souza Silva (DBI), juntamente com graduandos, pós-graduandos e pesquisadores. O Cebs está vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Ecologia Aplicada UFLA. Alguns de seus pesquisadores desenvolvem, atualmente, teses e dissertações vinculadas ao programa.

Os ambientes subterrâneos ainda são bastante desconhecidos, com novas espécies sendo descobertas em explorações recentes. Há um amplo campo de pesquisa nesse sentido: a descoberta de um inseto com sexo invertido, pelo professor Rodrigo, amplamente divulgada no meio científico, demonstra o quanto ainda há para se descobrir na fauna subterrânea. O Centro de Estudos em Biologia Subterrânea também luta pela conservação desses ambientes, ameaçados pelas atividades humanas.

Explore o ambiente subterrâneo! Acesse: www.biologiasubterranea.com.br