A história da matemática é tema do documentário desta sexta (18/7) no “Cinema com Ciência”

Cena do documentário
Cena do

O “Cinema com Ciência” desta sexta-feira (18/7) vai exibir a obra “A história da Matemática: a linguagem do Universo”. A apresentação faz parte do ciclo de documentários científicos que está sendo organizado pela equipe do projeto “A Magia da Física e do Universo”. Com início às 16h, no Museu de História Natural (MHN), o evento tem entrada franca.

O encerramento da sessão será precedido de análises, comentários e debate sobre o conteúdo do documentário, que aborda a importância da matemática para vida do homem, resgatando sua presença no Antigo Egito, na Mesopotâmia e na Grécia. Aborda também a matemática da construção das pirâmides, a descoberta do Pi, a importância dos triângulos retângulos e da geometria grega. O material que compõe uma série da BBC foi escrito e apresentado por Marcus du Sautoy.

“A Magia da Física e do Universo”

A iniciativa é coordenada pelos professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, com o apoio do MHN, do DEX e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.