Necapri fez visita técnica a capril em Contagem

necapri-visita-tecnicaDezesseis membros do Núcleo de Estudos de Caprinos (Necapri), do Departamento de Zootecnia da UFLA (DZO/UFLA), percorreram mais de 200 km no dia 14/6 para visitar o capril Jacomé, em Contagem (MG). Eles puderam acompanhar de perto o manejo e a pasteurização do leite, além da produção de iogurte e do queijo Boursin.

Em fevereiro deste ano, o grupo já havia feito outra visita técnica a um capril em Itanhandu. A professora do DZO que orienta o Necapri, Maria das Graças Carvalho Moura e Silva, diz que essas experiências são essenciais para que os estudantes tenham contato direto com o produtor, percebam as questões relativas ao custo de produção e visualizem na prática o manejo dos animais.

No capril de Contagem, a equipe teve acesso a um sistema de produção diferenciado, com instalações suspensas e cabras de alta produção (principalmente Alpinas e Saanen). O local também está no segmento do turismo rural, porque é aberto à visitação pública e oferece degustação de seus produtos. “Fomos convidados a participar da degustação de um prato feito com uma receita de 1854, com carne de cabrito”, acrescenta a professora Maria das Graças.

As atividades do Necapri podem ser acompanhadas pela página que o Núcleo mantém no Facebook.

Com informações de Luciana da Silva – bolsista Ascom/DZO.