UFLA e Fundação Roberto Marinho debatem parceria para cursos de regularização ambiental

Articulação entre UFLA, Serviço Florestal Brasileiro e Fundação Roberto Marinho

Referência em projetos ambientais, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu, a convite do Ministério do Meio Ambiente, o Sistema Nacional para o Cadastro Ambiental Rural – CAR, que constitui a base de dados estratégicos para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativas do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Além do desenvolvimento do sistema, a UFLA é responsável pela formação e treinamento de facilitadores para o processo de inscrição de imóveis rurais no CAR, incluindo o oferecimento de um curso de capacitação a distância.

A Fundação Roberto Marinho, referência em comunicação e educação com o pioneiro Telecurso, desenvolve o projeto “Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal”, em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro. O objetivo é despertar vocações para carreiras em manejo florestal, difundir o uso sustentável das florestas e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos extensionistas da Amazônia. Utilizando a metodologia do Telecurso, o projeto divulga práticas de manejo florestal para as escolas de educação básica do Pará, Acre e Amazonas.

Parceria

Como sugestão do Ministério do Meio Ambiente, a UFLA e a Fundação Roberto Marinho estudam formas de parceria que contemplem a formação de extensionistas no novo Código Florestal e na regularização ambiental de imóveis rurais na região Amazônica. Visando à aproximação, a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit, fez uma visita à UFLA, no Departamento de Ciências Florestais (DCF), para apresentar o projeto Florestabilidade e conhecer os projetos ambientais desenvolvidos pela Universidade, como o programa de capacitação para o sistema CAR que está em preparação.

Andrea Margit destacou a capacidade de mobilização, de conhecimento técnico e o envolvimento de profissionais capacitados no desenvolvimento do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural). Ela reconheceu a Universidade como ambiente propício para o desenvolvimento de ferramenta tão importante para o País. “O CAR representa um grande avanço na regularização ambiental e fundiária”, ressaltou, enfatizando ainda as sinergias entre a UFLA e a Fundação Roberto Marinho, para dar seguimento a essa potencial parceria.

O CAR vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/UFLA), com o envolvimento de uma equipe de mais de 100 profissionais e o apoio do Serviço Florestal Brasileiro, cuja ação é coordenada pelo diretor de fomento, Raimundo Deusdará. Com a publicação da Instrução Normativa 2/2014, do Ministério do Meio Ambiente, iniciou-se o prazo de um ano para a inscrição dos 5,2 milhões de imóveis rurais no sistema, conforme prevê o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Capacitação

O curso de capacitação a distância para o Cadastro Ambiental Rural (CapCar) está sendo elaborado pelo Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead/UFLA) e pelo DCF/UFLA, sob a coordenação dos professores Luis Antônio Coimbra Borges e Ronei Ximenes Martins. A ideia é atender a um público estimado de 30 mil pessoas, preferencialmente técnicos e profissionais responsáveis pelo processo de inscrição de imóveis rurais no CAR.

De acordo com o coordenador-geral do Cead/UFLA, professor Ronei Martins, a interação com a Fundação Roberto Marinho é importante para ampliar a experiência da UFLA no oferecimento de material audiovisual com linguagens diferenciadas, devido à tradição da FRM nessa área.

Para conhecer o CAR, visite http://www.car.gov.br/