Ministro da Educação recebe honraria na UFLA e destaca qualidades da Instituição

titulo-ministro-capa“Esta universidade vai ficar marcada no meu coração pelo que representa para o País, pela sua trajetória. Vou continuar acompanhando sua história, mesmo quando estiver fora do Ministério, porque sei que será referência nacional e internacional.” Com estas palavras, o ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, agradeceu o título de Doutor Honoris Causa recebido na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nessa quinta-feira (10).

A cerimônia foi presidida pelo reitor e presidente do Conselho Universitário (Cuni), professor José Roberto Scolforo, que destacou a sensibilidade do ministro para as causas afetas à Educação, em especial, as demandas da Instituição, para conseguir conciliar a necessária expansão com a qualidade que a diferencia ao longo de sua trajetória.

O reitor reforçou o compromisso do ministro Paim com as mesmas causas com as quais a comunidade acadêmica da UFLA também está comprometida: a ampliação das oportunidades, a equidade no acesso, a formação ética e cidadã e a excelência do ensino, “diretrizes capazes de transformar a sociedade em que vivemos, na sociedade que queremos para a nossa e as gerações futuras”, enfatizou.

Ministro destaca qualidades durante visita ao câmpus

Reitor e Ministro utilizam ônibus articulado e registram o momento ao lado de estudantes
Reitor e ministro utilizam ônibus articulado e registram o momento ao lado de estudantes

Pela primeira vez na Universidade, o ministro Henrique Paim elogiou as estruturas do câmpus, as áreas verdes e as novas construções. Assim que chegou, o ministro e sua equipe fizeram uma parada na Portaria Principal e subiram para o câmpus novo no ônibus articulado, que começa a circular para otimizar o transporte de estudantes.

O ministro e sua equipe visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/UFLA), espaço escolhido para simbolizar a consolidação do Plano Ambiental, que distingue a UFLA como uma das instituições mais comprometidas com as causas ambientais, tanto em rankings nacionais como internacionais de sustentabilidade. A estrutura da ETE/UFLA abriga um sistema moderno e eficiente de tratamento de esgoto, que pode servir de exemplo para outras instituições e municípios.

No Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA), o ministro e sua equipe puderam conhecer as estruturas do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf, com destaque para o projeto mais recente, o desenvolvimento do Sistema Nacional para o Cadastro Ambiental Rural – CAR. O ministro pode conhecer alguns projetos que fizeram do Lemaf referência nacional em projetos ambientais.

Ministro visita DCF e é recebido por estudantes e professores
Ministro visita DCF e é recebido por estudantes e professores

A visita ao câmpus também teve uma passagem pelo Restaurante Universitário (RU), onde o reitor da UFLA fez questão de apresentar ao ministro as novas instalações, com capacidade para atender a quatro mil refeições diárias. Na oportunidade, Scolforo destacou ao ministro outras ações voltadas à assistência estudantil, prioritárias para uma instituição que recebe mais da metade dos estudantes oriundos de escolas públicas.

“A distância, sempre acompanhamos o trabalho da UFLA, mas é importante estar aqui para ver de perto tudo que vem sendo feito”, destacou o ministro, enfatizando que a UFLA vivencia uma grande evolução não apenas no aumento do número de cursos e matrículas, mas também em diferentes parâmetros de qualidade.

Direção Executiva da UFLA recepciona Ministro Henrique Paim e equipe do MEC
Direção Executiva da UFLA recepciona Ministro Henrique Paim e equipe do MEC

Cerimônia outorga honraria ao ministro

O ministro Henrique Paim recebeu a pelerine da Universidade Federal de Lavras com a inscrição da maior honraria concedida pela Universidade – Doutor Honoris Causa. O título foi outorgado pelos membros do Conselho Universitário em novembro de 2013, quando Paim era secretário-executivo do Ministério da Educação.

Comunidade Acadêmica lota salão de Convenções para a homenagem, presença dos membros dos Conselhos Superiores
Comunidade Acadêmica lota salão de Convenções para a homenagem, presença dos membros do Conselho Universitário

Em seu discurso, o ministro citou os desafios da Educação brasileira e o esforço que tem sido feito para mudar o perfil das universidades. “Sabemos do despertar tardio da Educação brasileira. Em 1951, havia apenas cinco universidades no País. Agora é preciso recuperar o tempo perdido”, destacou, enfatizando os desafios expressos no Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado recentemente, com destaque para o marco número 12, referente à elevação da presença da população de 18 a 24 anos na educação superior.

“O imaginário das famílias brasileiras vem mudando – estão mais cientes de que o caminho é a Educação. Isso é demonstrado pelo crescimento no número de inscrições no Enem… Antes, os pais queriam que os filhos tivessem um bom emprego; hoje, eles sonham em ver os filhos na Universidade”, destacou.

Cerimônia de outorga do título Doutor Honoris Causa ao ministro Henrique Paim
Cerimônia de outorga do título Doutor Honoris Causa ao ministro Henrique Paim

O ministro também citou a UFLA como exemplo de universidade do interior que consegue conciliar a expansão com qualidade, com a ampliação das oportunidades e ótimos índices de qualidade, atestados pelo Índice Geral de Cursos do MEC, em que a UFLA ocupa a segunda posição no País.

Durante a cerimônia, o reitor da UFLA, professor Scolforo, fez uma apresentação da Universidade, com indicadores que demonstram a expansão ao longo dos anos e os projetos estruturantes em desenvolvimento. Scolforo agradeceu o fato de a UFLA ter sido a primeira universidade que Paim visita depois de ocupar formalmente o cargo de ministro, acompanhado de sua equipe de direção.

Além do ministro e do reitor, a mesa de honra foi composta pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pelo prefeito de Lavras, Marcos Cherem; secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo; secretária do Conselho Universitário (Cuni), Ione Bertolucci e pela diretora Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (MEC), Adriana Rigon Weska.

Representações de classe

representacoes-ministroAntes da cerimônia de outorga do título, representantes do Sindicato dos Servidores da UFLA (Sindufla), da Associação dos Docentes da UFLA (Adufla), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação de Pós-Graduandos da UFLA (APG) e representação estudantil no Conselho Universitário (Cuni) entregaram documentos ao ministro Henrique Paim com as respectivas pautas de reivindicações.

Ministro é recebido na UFLA com homenagem
Ministro é recebido na UFLA com homenagem

 

 

Texto: Cibele Aguiar e Ana Elisa Alvim

Veja a galeria de fotos – clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.