Alteração de horário – Cerimônia de entrega de título Doutor Honoris Causa ao ministro da Educação será às 15 horas

Nesta quinta-feira (10), o ministro da Educação, José Henrique Paim, será homenageado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o título Doutor Honoris Causa. A cerimônia será realizada às 15 horas, no Salão de Convenções da Universidade. O horário segue as alterações da agenda do ministro.

A honraria foi outorgada por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário em novembro de 2013, quando Paim era secretário-executivo do Ministério da Educação.

Durante sua visita à Universidade, o ministro fará uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto da UFLA e do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – LEMAF, no Departamento de Ciências Florestais – DCF/UFLA.

Vacinação contra hepatite B, tétano e febre amarela ocorrerá no dia 15

vacinaNo dia 15/7, ocorrerá uma campanha de vacinação, contra hepatite B, tétano e febre amarela, na Cantina Central da UFLA, para servidores e estudantes. Os interessados em se imunizar devem ir ao local das 8h30 às 11 horas ou das 13h30 às 16h30. Há 500 doses disponíveis; as vacinas foram disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Lavras, responsável pela aplicação.

A enfermeira da UFLA Flávia Bruzi ressalta a importância de levar o cartão de vacina para a imunização: “Muitos chegam sem o cartão, desconhecem qual vacina já tomaram e em que data tomaram, dificultando a vacinação”, justifica.

A Coordenadoria de Saúde também alerta para a importância das vacinas, especialmente a antitetânica, pois o Clostridium tetani, causador do tétano, se reproduz na terra e, como a Universidade é forte nas áreas agrárias, há um perigo maior de contágio. Após o paciente ter tomado a 1ª dose dessa vacina, seu reforço deve ser realizado a cada 10 anos.

Assim também ocorre com a vacina contra febre amarela: seu reforço deve ser tomado a cada 10 anos. Em relação à hepatite B, no ano passado a Prefeitura esteve na UFLA vacinando a comunidade acadêmica com a primeira dose. Dessa forma, será aplicada a segunda dose. São necessárias três doses para que o indivíduo se imunize contra doença. Quem ainda não tomou essa vacina, poderá também receber a primeira dose. O vírus da hepatite B é adquirido pelo contato com secreções e sangue de pessoas já contaminadas.

Vacinação contra hepatite B, tétano e febre amarela

• Data: 15/7/2014
  • Local: Cantina Central da UFLA
  • Horário: 8h30 às 11 horas e 13h30 às 16h30
  • Levar o cartão de vacinação.

Pesquisa de opinião sobre transporte público pode ser respondida até sexta-feira

transporte-urbanoDiferentes setores da UFLA realizam, em conjunto, uma pesquisa de opinião para avaliar o serviço de transporte público de Lavras. Até esta sexta-feira (11), é possível responder ao questionário, on-line, disponível aqui.

A pesquisa é realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão “Na Pegada”, Levante Popular da Juventude, Associação de Pós-Graduandos (APG), Setor de Transportes da UFLA e Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da UFLA (Sind-UFLA).

Os objetivos da pesquisa são analisar o transporte coletivo urbano por ônibus, segundo indicadores de qualidade, acessibilidade, lotação, frequência de atendimento e sistema de informação. A pesquisa permitirá estabelecer diferentes perfis de usuários, rotas e horários mais utilizados; seus resultados serão direcionados à empresa responsável pelo transporte público da cidade e Prefeitura do Câmpus, para estabelecimento de ações.

A iniciativa integra uma série de atividades que vêm sendo realizadas desde maio deste ano, com a participação ativa de servidores e estudantes, no sentido de melhorar o transporte público no câmpus. Além do formulário on-line, a pesquisa também é aplicada nos pontos de ônibus.

Responda à pesquisa on-line aqui.

Com informações de Bruno Aquino – bolsista Ascom/DEF