Sete trabalhos acadêmicos da equipe do Cead/UFLA serão apresentados em Florianópolis

10.10 ceadProfessores, alunos e técnicos ligados ao Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Cead/UFLA) produziram sete trabalhos acadêmicos que serão apresentados no 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud 2014). O evento ocorrerá em Florianópolis, de 5/8 a 8/8. O tema que norteia as atividades do Congresso neste ano é “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”.

Os textos científicos submetidos pela equipe da UFLA reforçam o diálogo interdisciplinar entre as áreas de tecnologia, política e gestão em EaD, assim como em ensino e aprendizagem.  São também recurso para se compartilhar, com a comunidade, experiências que abordam problemas críticos e desafiadores para a prática em EaD, apontando soluções viáveis.

Sobre o congresso

O evento reúne pesquisadores e profissionais da área e, nesta edição, pretende fortalecer a política de educação a distância, disseminar o potencial da EaD e refletir a formação inicial e continuada de professores por meio da EaD. É espaço para que pesquisa e prática estejam reunidas e colaborem para o avanço das reflexões.

Trabalhos da equipe Cead/ UFLA que estarão nos anais do evento

• Papéis da docência na educação a distância nos cursos a distância da Universidade Federal de Lavras. Alexandre Silva (Cead/UFLA), Telsuita L. Pereira Santos (Cead/UFLA) e Warlley Sahb (Cead/UFLA).
  • A importância das redes na educação a distância: um estudo sobre as práticas do curso piloto de Administração. Lilian Ferrugini (estudante UFLA) Donizeti Souza (estudante UFLA), Raphael de Morais (estudante UFLA) e Cleber Castro (professor DAE/UFLA).
  • Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração. Raphael de Morais (estudante UFLA), Lilian Ferrugini (estudante UFLA), Donizeti Souza (estudante UFLA) e Cleber Castro (professor DAE/UFLA).
  • Pesquisas em Educação a Distância: panorama da produção apresentada no Esud entre 2010 e 2013. Ronei Martins (professor DED/UFLA), Ulisses Leitão (professor DEX/UFLA) e Alexandre Silva (Cead/UFLA).
  • Afetividade e EaD: caminhos possíveis. Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz (Cead/UFLA) e Aniele Moraes (Cead/UFLA).
  • Gestão de conflitos em cursos a distância. Juliana Azevedo (CEAD/UFLA), Telsuita L. Pereira Santos (Cead/UFLA), Cleide Mirian Pereira (Cead/UFLA) e Ludmila Amaral (Cead/UFLA).
  • Processo de gestão pedagógica em cursos a distância: prática na Universidade Federal de Lavras. Warlley Sahb (Cead/UFLA), Andressa Oliveira (Cead/UFLA), Everton Pimenta (Cead/UFLA) e Maria Auxiliadora Miguel Jacob (Cead/UFLA).